O que fazer para melhorar a concentração nos estudos?

por Rosemeire Zago

"Faço faculdade de ciências biológicas e tenho tido problemas para me lembrar das matérias. Passei por abusos na minha infância, isso pode estar interferindo?"

Continua após publicidade

Resposta: Você cita dois fatos: sua dificuldade de concentração e abusos na infância. Não creio que o que aconteceu no passado iria afetar você hoje especificamente na concentração.

Seu problema de lembrar-se das matérias pode ser pela falta de concentração que ocorre por diversos motivos: falta de interesse, cansaço, estresse, medicações, entre outros. É preciso verificar a causa.

Tudo que passamos em nossa vida, principalmente durante a infância, tem consequências. Não sei qual tipo de abuso aconteceu com você, mas independente do tipo, irá refletir na autoestima, na vida afetiva e em muitos casos, na vida sexual, causando muitos conflitos. A energia emocional do passado, quando represada e reprimida, irá se expressar da única forma possível: repetindo cenas da infância. Por isso, é muito importante que você converse com alguém, preferencialmente um profissional, no caso psicólogo, para elaborar o que ocorreu. Você não irá esquecer, mas poderá desenvolver “ferramentas” para lidar melhor com seu passado.