Divórcio é uma fase natural do casamento

por Saulo Fong

O divórcio é muita vezes encarado por muitos como o fantasma de qualquer casamento. Considerado pela maioria como o fracasso de uma relação, são poucos que encaram o divórcio como uma fase natural do casamento. Todo casamento termina ou através da morte de um dos cônjuges ou através do divórcio, porém o relacionamento segue adiante mesmo com o término do casamento.

Continua após publicidade

Fracasso ou sucesso depende da interpretação que se dá ao divórcio. Uma interpretação dá força para, a outra tira a força.

Primeiro é preciso diferenciar o termo casamento da palavra relacionamento.

Um casamento é apenas uma das diferentes formas de se relacionar. Já um relacionamento sempre continuará mesmo após o divórcio. A questão é como fica o relacionamento entre as pessoas depois dessa fase? Há pessoas se afastam ou que se tornam inimigas, enquanto outras se tornam até grandes amigas.

A forma de interpretar o divórcio poderá influenciar relacionamentos futuros para o bem ou para o mal. Um divórcio bem resolvido é essencial para que a pessoa seja capaz de se relacionar de forma saudável com outras pessoas.

Continua após publicidade

Para que um divórcio aconteça de forma harmônica, é importante que cada um tenha consciência de sua própria responsabilidade no relacionamento e no divórcio, sem acusações mútuas.

Responsabilizar-se pelos próprios sentimentos e emoções é também crucial para que não haja chantagem emocional e para que ninguém se coloque na posição de vítima da situação.

Quando as mágoas forem trabalhadas e o reconhecimento do papel de cada um for assumido, é natural que o relacionamento possa continuar de forma harmônica e saudável. Caso contrário, há grandes chances do relacionamento se tornar uma recordação desconfortável e desgastante.

Continua após publicidade

O divórcio pode ser o início de grandes brigas e conflitos, ou pode ser o que falte para que o relacionamento entre ambos se torne saudável e perfeito. A decisão de um ou de outro necessitará da maturidade de ambos.