Dar algo a alguém gera tensão no relacionamento

por Saulo Fong

Existem três elementos presentes nas relações interpessoais que sempre vêm à tona no trabalho de Constelações Familiares: a ordem, o equilíbrio entre dar e receber e o pertencimento. No texto anterior falei sobre a ordem (veja aqui), agora vou abordar o equilíbrio entre dar e receber.

Continua após publicidade

Um fator importante nos relacionamentos humanos é o equilíbrio entre dar e receber. Quando alguém dá algo para outra pessoa, cria-se uma tensão no relacionamento: quem recebe sente uma pressão em retribuir o que lhe foi dado.

Essa tensão pode aumentar caso a pessoa que deu se recuse a receber a compensação. Nesse caso, o indivíduo coloca-se numa posição superior a de quem deseja retribuir. Por exemplo, imagine que um amigo lhe deu um presente valioso. Como você se sentiria? Agora, imagine que você quer retribuir com outro presente, mas seu amigo recusa. Como você se sentiria em relação ao seu amigo? Provavelmente, você se sentiria pequeno em relação a ele.

É muito comum que ocorram conflitos em relacionamentos onde apenas uma pessoa dá e a outra recebe, ou quando alguém dá algo tão grande que fica difícil para a outra pessoa recompensar. O equilíbrio entre dar e receber é um fator que influencia os relacionamentos de casais, de amigos e até mesmo empregador e empregado.

Pais e filhos

Continua após publicidade

No relacionamento entre pais e filhos, o equilíbrio entre dar e receber atua de forma diferenciada. Isso ocorre porque os pais já deram algo ao filho que é impossível de compensar devido à sua grandeza: a Vida. Nesse aspecto, os pais sempre estarão acima do filho, pois esse é o seu lugar pelo simples fato de terem sido os responsáveis diretos pela vida que deram ao filho. E como o filho retribui aos pais? Tendo êxito em sua própria vida e passando o que lhe foi dado adiante.

Aprender a dar e receber é uma arte. Muitas pessoas sabem apenas dar e algumas têm muita dificuldade em receber. Às vezes, a dinâmica que ocorre nessas situações está relacionada à autoestima, pois ao dar algo, a pessoa coloca-se acima da pessoa que recebeu. Tomar consciência desse fator é uma das wp_posts para relacionamentos harmoniosos e equilibrados.