Estou fazendo terapia por conta de problemas conjugais

por Rosemeire Zago

"Às vezes falo da minha vida sexual. Ultimamente vejo que o meu terapeuta fica muito excitado só de olhar para mim, ele tenta esconder mas percebo. Isso é natural?"

Continua após publicidade

Resposta: Não, isso não é natural. O importante é você identificar como se sente frente a essa situação. Diante disso, você tem duas opções: conversar com o profissional sobre o que está acontecendo, mas isso deve ser avaliado em como se sentirá ao falar sobre o assunto, e decidir se deseja ou não continuar o trabalho psicoterapêutico com esse profissional.

Lembrando que o Código de Ética no Artigo 2.° alínea "j" veta ao psicólogo relacionamento com o usuário que interfira nos objetivos do atendimento. O usuário deve ser esclarecido disso e em entendendo que isso ocorreu poderá optar pelo atendimento com outro profissional, afim de que o psicólogo não incorra em
conduta antiética.

Art. 2º – Ao psicólogo é vedado:10. Estabelecer com a pessoa atendida, familiar ou terceiro, que tenha vínculo com o atendido, relação que possa interferir negativamente nos objetivos do serviço prestado.

Ou seja, independente de você resolver falar ou não, deve pensar se a reação do profissional está interferindo no trabalho terapêutico, se isso estiver ocorrendo, procure outro profissional que não tenha reações que poderão interferir de forma negativa em todo o processo.

Continua após publicidade

Como conversar com o terapeuta sobre vida sexual? O ideal é que seja do mesmo sexo ou do sexo oposto?

Resposta: Você deve conversar com o profissional da mesma maneira que conversa sobre outras áreas de sua vida, pois você estará a frente de um profissional preparado para falar sobre qualquer dificuldade que tenha, independente do assunto. Nenhum profissional pode julgar ou criticar o que quer que você fale, mas sim te acolher e ajudar a descobrir os caminhos que facilitarão superar suas dificuldades. Caso sinta alguma dificuldade em falar sobre o assunto, converse exatamente como se sente frente ao assunto em questão, que ele saberá como conduzir.

Procure sempre um profissional que faça com que se sinta à vontade para falar sobre qualquer assunto, e isso independe do sexo, mas o que vale na tomada de sua decisão é com qual você se sentirá mais a vontade, sentir empatia.

Continua após publicidade