Consumir dois dentes de alho por dia faz muito bem à saúde

por Jocelem Salgado  

O aumento da incidência de Diabetes Mellitus do tipo 2 é assustador. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 180 milhões de pessoas no mundo tem essa doença e esses números podem aumentar ainda mais com previsão para 366 milhões em 2030.

Continua após publicidade

Diante desses dados desanimadores, diversas pesquisas científicas têm investigado alternativas que auxiliem tanto na redução da incidência quanto na melhora do quadro clínico desses pacientes.

Novas pesquisas também demonstram que os condimentos, tão famosos por proporcionar um sabor personalizado à comida, podem exercer funções muito além, agindo como promotores de saúde e bem-estar para diversas doenças e em especial para o diabetes. Dentre esses condimentos temos dois que estão se destacando no meio científico: a cúrcuma e o alho.

A cúrcuma, também conhecida como gengibre dourado ou açafrão da Índia, é uma espécie originária do sudeste asiático sendo muito utilizada como uma especiaria, devido ao seu sabor pronunciado e à sua coloração amarelada. Sua produção ocorre em quase todas as regiões do Brasil sendo os estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás os maiores produtores. A produção do açafrão em Mara Rosa – GO, é realizada por pequenos agricultores familiares, os quais garantem sua renda parcial ou total do cultivo do açafrão e já possuem o selo de identificação geográfica, o que garante a origem do produto, atribuído há séculos na Europa.

Os benefícios atribuídos à cúrcuma devem-se à presença de substâncias denominadas curcuminoides, destacando-se a curcumina, que já demonstrou possuir uma vasta gama de efeitos benéficos à saúde incluindo a redução dos níveis de glicose e de colesterol sanguíneo.

Continua após publicidade

O alho, tão conhecido, devido ao seu odor e sabor intenso, também tem sido a cada ano mais reconhecido devido aos seus efeitos benéficos à saúde. Seu cultivo é muito antigo e já nos tempos remotos era consumido com o objetivo de aliar sabor e saúde. Na Grécia antiga o alho era utilizado como estimulantes por atletas olímpicos, na China o chá de alho era muito utilizado para o tratamento de dores de cabeça, febre, disenteria e cólera, enquanto na Índia eram indicados para assepsia de ulcerações. E mais recentemente durante a 2ª Guerra Mundial o alho foi empregado para assepsia de ferimentos e na prevenção de gangrena nos membros amputados.

Muitos benefícios têm sido atribuídos ao consumo do alho, tais como atividade antibacteriana, antifúngica, antiviral, anticancerígena, anti-hipertensiva, antioxidante, antiplaquetária, antitrombótica, redução do colesterol e glicose sanguínea. Essa gama de benefícios é atribuída a presença de compostos bioativos, com destaque aos que contém enxofre.

Quanto intacto o alho não apresenta sabor e odor peculiar, porém quando picamos, trituramos, fatiamos ou maceramos a ruptura das células desencadeiam uma sequência de reações que irão formar os compostos responsáveis pelo odor, sabor, e principalmente os compostos benéficos à saúde. Sendo assim, lembre-se de quando for consumir o alho, é muito importante que você corte ou macere os bulbos. Vale a pena lembrar também que é importante evitar fritá-lo, uma vez que a temperatura provoca a perda desses compostos. Sendo assim, use e abuso do alho in natura.

Continua após publicidade

Estudo

Apesar das inovações nos medicamentos antidiabéticos e anti-hiperglicêmicos orais, atualmente a busca pela "volta à natureza" tem ganhado muito espaço para o diabetes, uma vez que podem apresentar menos efeitos colaterais que as drogas sintéticas. É muito importante ressaltar também que como demonstrado anteriormente o alho e a cúrcuma apresentam inúmeros benefícios quando consumidos de forma separada. No entanto, já existem diversos relatos de que quando consumidos em conjunto eles podem ser ainda melhores, uma vez que irão agir por diferentes mecanismos promovendo assim o aumento dos benefícios à saúde.

Essa interação foi comprovada mais recentemente por uma pesquisa científica realizada com 30 homens e mulheres com idade acima de 35 anos e que possuíam Diabetes Mellitus tipo 2 (diabetes adquirida e não de origem genética). Esses pacientes consumiram durante 14 semanas 200 mg de extrato de cúrcuma e 200 mg de extrato alho e os resultados foram impressionantes. Os pesquisadores relataram que os pacientes que consumiram esses dois alimentos em conjunto apresentaram uma redução nos níveis de glicose sanguínea igual aos pacientes que utilizaram o medicamente Glibenclamida, um medicamento muito comum entre os pacientes com diabetes.

Diante disso, fica claro a importância desses dois condimentos como uma alternativa para a redução do risco de diabetes e também para os pacientes que já possuem essa doença. Portanto, não hesite em inclui-los na sua dieta, incluindo a cúrcuma em diversos pratos como no macarrão, arroz, carnes, molhos e ovos mexidos. Quanto ao alho, lembre-se de consumi-lo sempre in natura e o ideal são dois bulbos (dentes) de alho por dia.