Consumo moderado de maconha traz danos à saúde?

por Danilo Baltieri

"Consumo moderado de maconha, três traguinhos por dia, apenas para relaxar à noite antes de dormir, pode trazer danos irreversíveis à saúde?"

Continua após publicidade

Resposta: O consumo de quaisquer substâncias psicoativas não deve ser estimulado sob qualquer forma ou pretexto. Se o indivíduo necessita de uma substância química para “relaxar”, possivelmente estamos diante de um problema que necessita de avaliação.

Seguramente, pode-se relaxar através do desenvolvimento de várias atividades saudáveis e mudança do estilo de vida com conseqüente melhora da qualidade de vida.

Muitos usuários de substâncias defendem o consumo das mesmas, alegando que elas são benéficas e permitem a atividade criativa ou o relaxamento. Sempre costumo dizer que a droga não é boa ou má por si só. Os prejuízos advindos do seu consumo diário ou recorrente existem, e a gravidade dos mesmos depende de várias características individuais e ambientais.

Na verdade, o potencial da maconha para induzir dependência é menor do que o de outras drogas, como o álcool e a nicotina. Todavia, esse potencial existe e não pode ser negligenciado.

Continua após publicidade

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento