Alimentação rica em verduras, frutas e azeite extravirgem pode combater câncer

Da Redação

Com a grande campanha de alimentação saudável em busca de uma melhor qualidade de vida, é indispensável também se atentar para a alimentação preventiva. É sabido que diversos alimentos possuem substâncias que previnem o surgimento de diversos tipos de cânceres.

Continua após publicidade

Segundo o estudo "Food, Nutrition and the Prevention of Cancer: A Global Perspective" (Alimentação, Nutrição e a Prevenção do Câncer: Uma Perspectiva Global) do American Institute for Câncer Research, EUA, foi observado que se a dieta alimentar incluir cinco porções de verdura e legumes, reduz-se o risco de câncer em 20%.

"A alimentação tem papel fundamental na prevenção de doenças como obesidade, diabetes, infarto e câncer", explica o cardiologista e nutrológo Dr. Daniel Magnoni, que recomenda a dieta observada pelo Instituto Americano.

Segundo o especialista, muitos vegetais devem ser ingeridos crus, pois se mantêm os devidos valores nutricionais, e suas vitaminas. É recomendada uma dieta balanceada com ingestão de verduras, legumes e frutas. Quanto à carne, recomenda-se porções de 85 a 100g por dia – isso equivale a um bife. Mas certamente não é só a alimentação que contribui para a melhora da qualidade de vida, é necessário tomar algumas providências associadas para que se obtenha sucesso.

Alimentação não é tudo

Continua após publicidade

"Além da alimentação balanceada, é importante aliar a prática segura dos exercícios físicos, abolir o hábito do cigarro e reduzir o peso. A junção de cuidados nutricionais e a avaliação médica preventiva podem atuar de forma muito segura na prevenção e identificação precoces do câncer", ressalta o nutrológo.

Um dos aspectos relevantes na prevenção do câncer pela alimentação é a inclusão de alimentos funcionais com alto teor de gordura monoinsaturada. Um exemplo disso é o azeite extravirgem, rico em gordura saudável. "Ao consumir o azeite extravirgem estamos ingerindo 77% de gordura monoinsaturada, 14% de saturadas e 9% de polinsaturadas, o que torna o óleo mais saudável em relação aos outros", alerta Dr. Magnoni.

Alimentos que previnem diversos tipos de câncer:

Continua após publicidade

Dicas de alimentos saudáveis que poderão ser incluídos na dieta diária, de forma balanceada, a fim de prevenir contra doenças.

Alimento

Tomate, goiaba, pimenta, melancia entre outros frutos vermelhos

Substância

Licopeno

Prevenção

Previne o câncer de próstata

Alimento

Soja

Substância

Isoflavona

Prevenção

Previne o câncer de mama e útero

Alimento

Brócolis, couve-flor e rabanete

Substância

Glicosinolatos

Prevenção

Previne o câncer de mama

Alimento

Alho e cebola

Substância

Alicina

Prevenção

Previnem os radicais livres que são cancerígenos

Alimento

Fibras: Aveia, pão integral, arroz integral, entre outros

Produzem substâncias que combatem o colesterol e o intestino preso

Prevenção

Previnem o câncer de intestino

Alimento

Hortaliças

Substânia

Luteína e a zeaxantina

Prevenção

Previnem o câncer de pulmão

Alimento

Azeite extravirgem

Substância

Gorduras monoinsaturadas e antioxidantes

Prevenção

Previne o câncer de intestino