Maioria das mulheres não sabe quantas contas têm a pagar

por Eliana Bussinger

Conseguir o dinheiro que necessitamos para viver nem sempre é fácil. Mas você deve concordar que gastar é exatamente o contrário.

Continua após publicidade

Gastos pessoais, com a família e com amigos representam as nossas despesas.

E já que não é fácil fazer dinheiro, é sempre bom gastar o que você tem com sabedoria e isso quer dizer seguindo uma boa administração financeira.

Hoje a ideia é – “diga-me que contas tu pagas, e te direi quem és” – financeiramente.

Mentalize alguns segundos e veja se você consegue responder à seguinte pergunta:

Continua após publicidade

Quantas contas você paga mensalmente? Conseguiu?

Se a resposta for sim, parabéns, você está entre as ‘excepcionalidades’. Raramente as pessoas conseguem dar uma resposta precisa. A maioria de nós simplesmente não tem idéia de quantas contas são pagas mensalmente, simplesmente porque não colocamos no papel as despesas em que incorremos.

No Brasil, o planejamento anual é ainda mais raro. Aprendemos em períodos inflacionários terríveis a administrar o dia seguinte apenas, deixando o futuro para depois.

Continua após publicidade

Devo concordar que não é uma resposta fácil. Se puder pegue papel e caneta, ou escreva no computador (se você usa o Excel aproveite) e relacione as contas que você lembrar. Se não der, apenas tente contar nos dedos. Nomeie as contas, sem se preocupar com os valores.
 
É comum começar com as despesas da casa: aluguel, prestação, condomínio, água, luz, telefone, gás… Em seguida vêm as dívidas: cartão de crédito, financeiras….

Depois escola dos filhos, seguro-saúde, remédios, cabeleireiro, transporte, roupas, presentes, mesadas etc. E rapidamente chegamos a 15, 16, 20, 25 contas.

Curiosamente existem quatro coisas que ou ficam por último ou nunca aparecem.

Alimentação, lazer, impostos e despesas com investimentos. Se você paga prestação da sua casa já lembrou de colocá-la nas contas mensais? Mas a casa não é um investimento? Claro que é!

Muitas colocam suas contas em débito automático. Quase todos os bancos já oferecem débito automático para investimentos. Assim, você não corre o risco de pagar todo mundo antes de pagar-se a si própria. Se a gente recebe o salário, sai pagando todo mundo, para depois poupar…. Bem, pode apostar não vai sobrar dinheiro para você.

Dinheiro separado para a previdência, poupança, fundo de renda fixa precisa ser considerado como despesa. Só vai virar receita quando você usar. A mesma coisa com a venda da sua casa, por exemplo.

Saiba para onde o seu dinheiro está indo

A complexidade da sociedade de hoje nem sempre nos permite ver com clareza as nossas despesas, porque elas estão ocorrendo diariamente, continuamente, e o nosso salário nem sempre tem robustez para agüentar tantos ataques. Por isso é preciso cuidado.

– Conheça as suas contas, afinal, elas estão em sua vida
– Quais você terá que pagar pelo resto da vida
– Que contas você está achando que têm excelente custo-benefício?
– Quais contas você está odiando pagar?
– Coloque-as no papel (das pequenas às maiores, não deixe nada de fora)
– E as contas que você deveria estar pagando e não está?

Não me refiro apenas à falta de dinheiro para pagar contas existentes, mas as contas de investimentos, o curso de inglês. Pense nessas contas também.

Esse é o primeiro passo para uma administração financeira de sucesso!