DESTAQUES

Truques caseiros de beleza inteligente para corpo e cabelo

Sonia Corazza 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Tonalize o cabelo de forma natural

por Sonia Corazza

Estamos juntos há anos e tem sido um imenso prazer compartilhar com vocês conhecimentos na área de beleza, saúde e bem-estar. Trago as recentes descobertas científicas, falo de lançamentos e escrevo sobre o tema da beleza obtida de forma inteligente, isto é, como consequência direta para um quadro geral de saúde do corpo e da mente.

Mas hoje vamos conversar sobre as dicas simples para o dia-a-dia; aquelas que foram aprendidas das avós, das mães, nossas grandes mestras, e que são passadas de forma experimental de geração em geração, eternizando bons conhecimentos.

Como sou uma amante das plantas, minhas duas dicas de hoje só podem vir dessas preciosidades da natureza.

Purifique seu corpo

Sempre tenho em casa uma bela “touceira” de capim limão, ou erva-cidreira, como queiram chamar. É só plantar num vaso largo e manter boa recepção de sol e rega, que a planta vai bem.

Quando chego muito cansada bato 4 ou 5 folhas (recém-colhidas e bem lavadas) no liquidificador, com duas xícaras de água. A seguir passo pelo coador e levo para o chuveiro. Após o banho, diluo o suco num balde (balde mesmo!) cheio de água morna e jogo desde a cabeça, é uma delícia! Aguardo alguns instantes para então me enxugar e receber todos os benefícios.

Trata-se do Cymbopogum citratus, cujo óleo essencial tem ação antisséptica e refrescante, mantendo a pele e o cabelo limpos e livres de microorganismos indesejáveis. Além de ser um calmante e relaxante da tensão diária, sem contraindicações. Em tempos de gripe suína, um banho de ação antisséptica é sempre bem-vindo.

Tonalize o cabelo de forma natural

A henna, cujo nome botânico é lawsonia inermis linné, é uma árvore originária do norte da África e Índia. Planta que cresce em forma de pequenos arbustos. Das suas folhas e cascas secas é obtido o extrato de propriedade colorante. Há mais de mil anos a henna é utilizada pelos indianos não apenas como enfeite para o corpo, mas com fins medicinais. Em casamentos é aplicada nos pés, na palma e no dorso das mãos, com desenhos rendados.

Sua cor original é marrom-avermelhada e para obter as outras tonalidades são agregados vários outros pigmentos ou substâncias. Dessa forma, para proporcionar tons bem escuros, como o preto e castanho-escuro, são adicionados extratos de outras plantas, como a flor de giesta ou a folha de nogueira.

Para proporcionar tons avermelhados entra na composição o extrato da raiz de ratânia e para proporcionar tons loiros são agregadas várias outras plantas, como o extrato de raiz de curcuma, a flor de açafrão ou o conhecidíssimo extrato de flor de camomila.

Como os fitopigmentos da henna agem por mera deposição sobre o fio de cabelo, raramente você conseguirá um bom poder de cobertura dos fios brancos somente com hennas 100% naturais. Mas sem dúvida vale a pena procurar as colorações formuladas com henna e essas outras plantas, pois se constituem como excelente opção para melhorar o brilho colorido dos cabelos, experimente.

Até a próxima e lembre-se beleza inteligente é o resultado de bons hábitos de saúde!




Sonia Corazza

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 25 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br



ENQUETE

Você se sente seguro (a) andando pelas ruas do Brasil?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.