Não vejo futuro para a cosmética natureba

por Sonia Corazza

No Brasil, a grande meta, em termos de cuidados com os cabelos, será a prevenção aos danos e os cuidados com o envelhecimento acelerado dos fios.

Continua após publicidade

A grande meta será a educação dos consumidores, pois será preciso ensiná-los que o cabelo é uma estrutura reativa, que sofre com danos mecânicos, químicos e térmicos e que o simples ato de penteá-lo diariamente com os acessórios errados, pode causar danos que levam a desestruturação da cutícula e até das camadas mais internas.

Vejo a indústria se mobilizando para abordar o cuidado diário com os cabelos de maneira menos "imediatista" e mais " em longo prazo". Assim serão lançados produtos com efeito de preparar o fio de cabelo para futuros ataques oxidativos vindos de remodeladores químicos e colorantes.

Em paralelo, as linhas ganharão formas cosméticas concentradas em aminoácidos, ceramida, vitaminas e até enzimas e derivados de ácido hialurônico destinadas aos cuidados do couro cabeludo. E aqui a conversa é bem mais séria, pois estamos falando de uma estrutura viva e atualmente muito sensibilizada.

Cosméticos verdes

Continua após publicidade

Veremos a busca por fórmulas menos agressivas, livres de ingredientes danosos e de ação cumulativa deletéria. A cosmética antiga e superficial está sendo mostrada como altamente prejudicial à saúde humana. O consumidor já educado está me busca da beleza vinda da saúde e não paga por ingredientes sem segurança ou comprovação de eficácia.

Não vejo futuro para fórmulas inseguras, como também não vejo futuro para a cosmética "natureba". Na minha percepção o que vai vingar será a cosmetologia com base científica, onde recursos naturais serão obtidos e processados via tecnológica para se obter somente as frações ativas daquele insumo. Com um pouquinho da natureza será possível obter muito resultado. Biotecnologia será a palavra de ordem nas bancadas de pesquisadores e cientistas.

Aditiva que eu gosto!

Continua após publicidade

*"Power shots", séruns, ampolas, estas são várias maneiras de denominar as doses concentradas de ativos restauradores como aditivos para máscaras, shampoos, condicionadores e até finalizadores. Cada um conhece seu cabelo como ninguém e a infinidade de lançamentos está mostrando que o consumidor deve fazer sua parte em casa, aditivando a dose que vai usar no momento com algo que cause um verdadeiro choque no fio de cabelo.

* São soluções concentradas em ativos, como as ampolas tradicionais, este é o novo nome para os produtos concentrados.