Cosmético causou irritação na pele? Saiba o que fazer

por Sonia Corazza

Já falamos sobre as reações irritativas que alguns cosméticos podem causar, mas sempre é importante voltar ao tema, principalmente em uma época como essa, quando ainda se faz muita fórmula ruim, em empresas “fundo de quintal”, sem nenhuma condição apropriada de higiene e utilizando matéria-prima fora da regulamentação orientada pela ANVISA.

Continua após publicidade

Existem substâncias químicas perigosas em toda parte, até no banheiro, dentro do armário destinado aos itens de higiene. Por isso: cuidado. O fato é que quando uma substância potencialmente evocadora de reações adversas toca a pele, desencadeia uma séria de estímulos no corpo, levando a um quadro que é chamado genericamente de “alergia”.

Guerra interna

Dá até medo de pensar no que acontece quando seu corpo entra em contato com uma substância potencialmente irritante. O sistema imune dá sua contribuição promovendo uma pequena “guerra” contra o agente irritante ou contra a substância agressiva que se exprime em uma reação inflamatória de diversos graus. São comuns a vermelhidão, o calor, o inchaço e a coceira e menos comuns manifestações como eritemas (vermelhidão, doença inflamatória da pele), pápulas (formação arredondada, pequena inflamação) e placas. Arde, coça, esquenta, incha.

Situações mais sérias e graves como crises respiratórias, edema de glote (fechamento da garganta que acontece em processos alérgicos), alteração circulatória e choque, são raras porém não impossíveis de ocorrer. Ai, ai, o que fazer?

Continua após publicidade

Para tudo!

O dano potencial da exposição a agentes tóxicos depende de vários fatores: se é uma exposição única, múltipla ou contínua, de uma única fonte ou de múltiplas fontes.

Importante é deixar claro que as pessoas expostas aos agentes de risco em baixas doses por longos períodos de tempo na maioria dos casos não apresentarão sintomas de intoxicação aguda. As pessoas apresentarão, em sua maioria sintomas genéricos, não bem definidos, típicos de patologias crônicas ou mesmo sintomas subclínicos – são manifestações como ardor, febre e desconforto oriundos de processos e sensibilização.

Continua após publicidade

Conduta em caso de desconforto

O procedimento é inicialmente simples: se você aplicou qualquer tipo de cosmético sobre a pele, cabelo ou unhas e teve o aparecimento de uma reação de desconforto, lave a região imediatamente com água fresca em abundância para remover o agente irritante.

Procure aplicar uma compressa de água fria sobre a pele e aguarde alguns minutos, pois o inicio do processo de reação orgânica pode ser interrompido aqui e evitar muito transtorno.

Então avalie a recuperação da pele no local afetado, se estiver tudo normalizado, muito bom, é só não voltar a usar o produto em questão.

Mas se acontecer a continuidade do processo inflamatório, é bom consultar um médico especialista. Todo cuidado aqui é muito importante e vai evitar que o problema se agrave. Procure sempre produtos de fabricantes idôneos e reconhecidamente sérios. Afinal a sua pele é o maior e mais protetor órgão que você ganhou.