Cosméticos caseiros podem causar sérios danos à saúde

Da Redação

Muito se houve falar em tratamentos cosméticos caseiros, realizados com produtos que usamos no dia a dia, mas poucas pessoas têm em mente os cuidados necessários para evitar resultados indesejáveis como manchas na pele, queimadura e irritação. Entre os procedimentos inconsequentes mais comuns, podemos citar os peelings e bronzeadores.

Continua após publicidade

À base de sal e vinagre, essa mistura é muito utilizada para realizar procedimentos de peeling, uma vez que as pessoas não levam em consideração ou desconhecem o risco oferecido pelo teor de acidez do vinagre que pode provocar até manchas na pele.

As altas temperaturas do verão e a busca desenfreada pelo bronzeado perfeito, faz com que algumas pessoas usem ingredientes caseiros para obter um resultado superior ao dos cosméticos formulados, mas ao final o que conseguem são queimaduras gravíssimas e uma internação com cuidados intensos.

Se já temos a ciência, responsável pela captação de produtos na natureza para estudos, análises e, principalmente, testes que irão orientar sobre as adaptações necessárias a serem feitas para garantir os benefícios do produto, por que então nos arriscarmos expondo o corpo a riscos gravíssimos?

Com relação aos peelings comercializados, estes são os mais indicados porque possuem microesferas que não agridem a pele e os ingredientes contidos na fórmula são todos muito bem selecionados para evitar que provoquem manchas, além de oferecerem chances mínimas de irritar a pele de alguma forma.

Continua após publicidade

Já os bronzeadores caseiros, em qualquer hipótese, eles jamais devem ser usados, até mesmo porque não contêm filtro solar que previne o envelhecimento precoce da pele e, consequentemente, o câncer. Existem três graus de queimaduras, mas é importante ressaltar que com ou sem protetor solar, o grau sempre dependerá do tipo de pele, do período de exposição ao sol, o tipo de produto usado.

Com o uso de um produto inadequado, facilmente a pessoa é acometida por uma queimadura de 2º grau, podendo apresentar bolhas, inchaço e dor intensa. Neste caso, ocorre a perda da camada superficial da pele que protege contra a perda excessiva de água, uma vez que em casos de queimadura de 2º. grau pode ocorrer perda intensa de água e sais minerais que desencadeiam um quadro grave de desidratação.