Cosméticos fora do prazo de validade são mais propensos a causar danos à pele

por Sonia Corazza

Por definição as formulações cosméticas devem ser seguras ao uso, é claro, mas sempre existe a possibilidade de ocorrência de reações adversas em pessoas potencialmente propensas. Vou falar das três grandes categorias de reações adversas ao uso de cosméticos.

Continua após publicidade

1ª) Síndrome da irritação

É um processo heterogêneo que geralmente se apresenta como um quadro de pele irritada e caracteriza-se por uma inflamação localizada.

Determinadas formulações produzem irritação somente após aplicações repetidas, fenômeno denominado irritação cumulativa. Por exemplo, os produtos esfoliantes físicos, aqueles contendo pequenas esferas que eliminam impurezas e sujeira mais grossa, podem causar irritação mecânica pela fricção.

Existe um tipo especial de irritação onde não ocorre lesão clinicamente visível mas o paciente se queixa de queimação ou formigamento após a aplicação. Esse tipo de irritação geralmente ocorre na face após no máximo uma hora da aplicação do produto. Os ingredientes que produzem tal fenômeno são propilenoglicol, ácido benzóico, hidroxiácidos e o etanol.

Continua após publicidade

2ª) Síndrome da urticária de contato

É uma reação que tipicamente consiste no desenvolvimento de uma resposta de eritema (vermelhidão) e edema (inchaço) cerca de uma hora após o uso do produto. A urticária de contato mais comum pode ser desencadeada pelo ácido benzóico e ácido cinâmico. O tipo imunológico está acompanhado de outros quadros alérgicos como rinite, asma e conjuntivite. Metilparabeno, etilpareabeno, hena e persulfato de amônia são alguns dos ingredientes que estão associados a esse tipo de reação.

3ª) Reações de hipersensibilidade tardia

Continua após publicidade

Nesse grupo os ingredientes *fotoalergênicos mais usados em cosméticos são os filtros solares e fragrâncias. Segundo o Grupo Norte Americano de Pesquisa em Dermatite de Contato (North American Contact Dermatitis Research Group), os ingredientes de cosméticos mais alergênicos são parafenilenediamina, lanolina e derivados, gliceril, tioglicolatos, propilenoglicol, formaldeído, filtros solares e metacrilatos.

Os preservativos adicionados aos cosméticos com o fim de prevenir a contaminação por microorganismos também são agentes capazes de induzir reações alérgicas. De todos os preservativos os ésteres de parabeno são o grupo de maior risco, mas os libertadores de formaldeído também estão fortemente relacionados a reações alérgicas nos Estados Unidos.

Cuidados básicos com seu produto cosmético

Obedecer o prazo de validade declarado pelo fabricante, armazenar o produto ao abrigo do calor, umidade, sujeira e luz solar é obrigatório para evitar a degradação dos constituintes da fórmula. Se você teve algum tipo de manifestação indesejada com o uso do produto cosmético, interrompa imediatamente seu uso, lave o local abundantemente com água e procure seu médico.

Essas alterações ocorrem somente em produtos fora da validade?

De forma alguma. Pode acontecer também com produtos dentro da validade, mas os que ultrapassam o prazo são mais propensos às respostas irritativas.

*Fotoalergenicidade é a capacidade de uma substãncia causar alergia quando a pele está exposta à luz solar, como por exemplo, o famoso suco de limão, que quando cai na pele na sombra, tudo ok, mas se você vai ao sol, é mancha e irritação na certa.