Cosméticos práticos, rápidos e eficientes

por Sonia Corazza

O que há de mais vanguardista na cosmetologia são as imensas possibilidades agora abertas pelas máscaras faciais de ação intensiva. Tendo como substrato inerte um *tecido não tecido de alta tecnologia, as máscaras descartáveis representam o que há de mais eficiente, prático, performático e seguro para cuidar da pele nesses tempos corridos, onde a facilidade de uso aliada à segurança toxicológica e microbiológica são a garantia de resultados palpáveis.

Continua após publicidade

Tratamento intensivo

O envelhecimento precoce e suas consequências, como o aspecto cansado e sem viço da pele, podem ser revertidos em apenas alguns minutos com a aplicação de máscaras de uso único contendo ativos ultra hidratantes como a sinergia do complexo formado pela pró-vitamina B5, ácido hialurônico e glicerina.

Presente em abundância na pele jovem, o ácido hialurônico preenche as células. Com o avanço da idade o ácido hialurônico diminui, diminuindo também a hidratação e elasticidade da pele. Também existem estudos de que aplicado na pele o ácido hialurônico melhora e acelera a cicatrização especialmente em queimaduras.

Já a pró-vitamina B5 age como hidratante potente. Sua deficiência pode significar descamação e despigmentação cutânea

Continua após publicidade

A glicerina é um álcool poli-hídrico de ação hidrorretentora (age segurando a água na pele), que funciona como um ótimo umectante para a pele.

Tais ingredientes associados estimulam os mecanismos de autoproteção da pele auxiliando-a a reagir aos estímulos que recebe do exterior, aumentando a quantidade de fibras de sustentação, combatendo a flacidez e as alterações do relevo cutâneo.

As formulações cosméticas das máscaras concentradas atuam no balanço hídrico (no grau de hidratação da pele) do estrato córneo (na sua camada mais externa) e na manutenção das propriedades da pele. Baseiam-se no uso de substâncias lipídicas (oleosas) e umectantes análogas as existentes na emulsão epicutânea epicutânea (no composto resultante da mistura entre a gordura natural da pele e o suor).

Continua após publicidade

(NMF- Normal Moisturizing Factors – fator de hidratacao natural da pele) para cessar o processo de diminuição no conteúdo de água fundamental e desorganização no processo de queratinização e hiperproliferação celular (processo de descamação e geração de novas células na pele.

A vantagem adicional da utilização das máscaras de ação intensiva e uso único é a possibilidade de uso profissional e amador. Esteticistas, dermatologistas e cirurgiões recomendam que a paciente estenda o uso em casa, prolongando os efeitos dos cuidados recebidos em consultório e cabine, sem que haja nenhum perigo de superdosagem dos ativos, ou erros de aplicações e manuseio. Basta abrir o envelope que contém unidades impregnadas da fórmula, aplicar sobre a pele limpa e seca e deixar agir pelo tempo recomendado.

*TNT (tecido não tecido) até saquinho de presente é feito de TNT