Acupuntura e yoga ajudam viciados em crack na sua reabilitação?

por Danilo Baltieri

Resposta: Embora a acupuntura e terapias relacionadas sejam mais comumente conhecidas entre leigos por seus efeitos analgésicos, suas aplicações estão muito além do tratamento dos quadros dolorosos. Após uma cuidadosa revisão da literatura especializada, a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem listado vários problemas médicos que foram considerados adequados para o tratamento através da acupuntura, o que inclui o tratamento de quadros de abuso de substâncias.

Continua após publicidade

Embora ainda não haja um consenso entre pesquisadores sobre a eficácia clínica da acupuntura no tratamento dos problemas relacionados ao consumo de drogas (abuso/dependência), tem sido amplamente verificado que a acupuntura é uma forma de tratamento procurada por muitos diferentes pacientes.

Alguns estudos experimentais em animais têm demonstrado que a acupuntura pode reduzir a busca por cocaína/crack. Já em humanos, os resultados são ainda pouco atraentes.

Acupuntura auricular para tratamento de dependência de cocaína e crack

A acupuntura auricular é usada nos Estados Unidos da América para o tratamento de dependência de cocaína/crack, utilizando-se de 4 a 5 pontos auriculares bilaterais. A técnica foi originalmente desenvolvida no Lincoln Hospital para o manejo da dependência de opióides.

Continua após publicidade

Até o momento, apesar disso, não existem fortes evidências científicas de que a acupuntura auricular, a mais estudada nestes casos, por si só, seja eficaz no tratamento da dependência de cocaína/crack. No entanto, muitos serviços especializados ao redor do mundo oferecem esse tratamento como um adjunto a outras formas de tratamento médico e psicossocial, o que tem sido benéfico para alguns pacientes.

Abaixo, forneço referência interessante sobre o tema:

Gates, S., Smith, L. A., & Foxcroft, D. R. (2006). Auricular acupuncture for cocaine dependence. Cochrane Database Syst Rev(1), CD005192.

Continua após publicidade