Conflitos na relação podem ser uma boa oportunidade para o crescimento

por Eduardo Yabusaki

Propaga-se a ideia de que conflitos num relacionamento não sejam um bom sinal, pois provocam desgastes e consequentemente até mesmo sua ruptura. Afinal, em qual relacionamento não existem diferenças que provoquem desentendimentos e brigas? E obviamente a consequência é um grande mal-estar entre os pares.

Continua após publicidade

Por mais que existam muitas afinidades entre o casal, ainda assim são duas pessoas distintas, que pensam e agem de forma particular.

Como esses conflitos fazem parte de qualquer relacionamento e da convivência, muitos casais estabelecem seus alicerces em estruturas pouco confiáveis ou seguras. Assim, é preciso ir por uma via oposta e transformar esses conflitos em aprendizado e crescimento dentro do próprio relacionamento. Caso contrário, a angústia e o sofrimento passam a prevalecer.

Ninguém deseja viver o relacionamento sempre em pé de guerra, ou num clima tenso o tempo todo. Afinal, o desejado é exatamente o inverso: um ambiente tranquilo e de entendimento para uma ótima convivência. Porém, como atingir esse estado? O que fazer para não entrar num ciclo repetitivo de confusão e desgaste?

Primeiro é preciso verificar como está a comunicação entre os dois: se está agressiva, irônica, ofensiva, sem eco, etc.. Enfim, se está mais desgastante do que resolutiva.

Continua após publicidade

Segundo, se fora esses embates verbais, existe gentileza, receptividade e afeto. Esses comportamentos quase sempre desaparecem quando se tem problemas ou dificuldades interferindo no relacionamento.

Por fim, perceber como anda a tolerância entre as partes em todos os aspectos; desde assuntos triviais, até os mais importantes e delicados, como são pensados e resolvidos.

A convivência acaba dificultando a percepção de si mesmo em relação a iniciativas mais atenuadoras e reconfortantes frente aos desentendimentos. Assim muitas vezes deixamos tudo no automático, sem se dedicar a uma forma mais cuidadosa ao tratar o outro. E isso pode fazer toda a diferença dentro de uma relação.

Continua após publicidade

Uma boa comunicação, tratar bem o outro, ser muito paciente e receptivo em qualquer situação, pode ser um bom ponto de partida para solucionar os desencontros do dia a dia. A superação dos conflitos consolida ainda mais os sentimentos entre o par e fortalece os laços afetivos.

Boa sorte e bom amor!