Minha filha não quer ir à escola de jeito nenhum. Qual pode ser a causa?

por Blenda de Oliveira

"Minha filha tem sete anos e não quer saber de ir para escola. Quando vai dando o horário, ela se tranca no quarto ou começa a chorar desesperadamente. Quando consigo sair do portão, ela se joga no chão e quando consigo chegar até a escola, ela não entra na sala de aula por nada nesse mundo. Estou levando ela no psicólogo e dando florais. Não sei mais o que fazer"

Continua após publicidade

Resposta: Você já esteve na escola? Seria muito importante um trabalho conjunto entre a escola, a psicóloga e a família. Sozinha você e sua filha talvez demorem mais para conseguir melhorar essa situação. Alguns fatores podem estar colaborando. O mais comum são uma recusa da criança em deixar a casa, às vezes, por resistência ao próprio crescimento ou quando há uma irmão menor ou, ainda, quando há conflitos importantes entre o casal.

Outra possibilidade é da escola não ser adequada para ela, seja por que não foi suficientemente receptiva ou algo tenha acontecido sem que os cuidadores tenham dado conta.

A idade dela coincide com um período de maior exigência quanto à alfabetização e, portanto, a escola deixa de ser o lugar para brincar e se torna um lugar "mais sério" (não é assim, mas muitas crianças sentem dessa forma). Por isso seria importante que você junto com a psicóloga investigassem melhor como estão três aspectos:

1– socialização;
2– aspectos pedagógicos;
3– como está lidando com os momentos de maior frustração. Por exemplo, com o fato de nem sempre estar de acordo com o grupo ou com o que é esperado pela escola do ponto de vista da aprendizagem. Às vezes a criança não se sente aceita ou se cobra muito, decorrendo daí um enorme estado de frustração. Como a criança ainda não tem maturidade suficiente para dimensionar a realidade, pode tomar suas pequenas dificuldades como sendo algo de sua total responsabilidade.

Continua após publicidade

Um outro ponto a se considerar, mas não antes de explorar melhor com a escola que ela está, é a possibilidade de uma mudança de escola.

De qualquer forma, a escola é um lugar muito importante que deve ser investido para que sua filha possa aproveitar e mudar o conceito da escola como um lugar aversivo e pouco divertido.

De modo geral as crianças gostam de ir à escola, quando rejeitam, quase sempre deve-se a fatores mais externos a ela do que internos.

Continua após publicidade

Boa sorte!