Cronobiologia X naturopatia

por Gilberto Coutinho

Cronobiologia: do grego, "crono", "tempo", e "biologia", "conhecimento ou estudo da vida, ciência dos seres vivos". A primeira vez que ouvi falar dos cronobiólogos e da Cronobiologia ou da ciência que estuda os "ritmos" biológicos foi em 1997, durante minha formação em Naturopatia.

Continua após publicidade

Todos os seres vivos possuem "relógios" biológicos internos que controlam e ritmam a atividade de seus organismos. Além de estudar os ritmos biológicos dos seres humanos, a Cronobiologia se dedica também ao estudo de tais ritmos dos animais, das plantas e dos micro-organismos (patogênicos ou não), sendo de grande importância para a Biologia, Medicina e Ecologia.

Em 1997, a Cronobiologia era pouco conhecida, inclusive no Brasil, e os estudos e as pesquisas relacionados a essa ciência tinham muito ainda que avançar e se aperfeiçoar. No entanto, havia fortes indícios de que essa nova e promissora ciência traria, nas próximas décadas, grandes descobertas e contribuições científicas.

Como o estudo dos ritmos biológicos dos seres vivos é completamente lógico e faz um enorme sentido, interessei-me de imediato pelo estudo dessa curiosa disciplina. Comecei a orientar terapeuticamente os meus pacientes com alguns dos princípios e estudos da Cronobiologia, que se encontram em perfeita sincronia com os princípios filosóficos e científicos da Naturopatia, da Medicina Ayurveda e da Medicina Tradicional Chinesa (medicinas as quais tenho dedicando alguns anos de estudo e prática), em relação aos hábitos nutricionais e ao emprego de medicamentos.

Relógio biológico

Continua após publicidade

As primeiras concepções da existência de um suposto "relógio" biológico datam o século XVII, mas, apenas no século XX, a Cronobiologia tornou-se mais reconhecida e respeitada no mundo. Era interessante supor como tais ritmos biológicos, no organismo humano, eram influenciados pelo ciclo do dia e noite (pela presença e ausência da luz do sol), pela atividade das glândulas pineal ou epífise (mediada pela melatonina, um neuro-hormônio) e suprarrenais (cortisol), etc., assim como o ritmo biológico de animais, plantas e micro-organismos.

O "relógio" biológico que realiza e monitora todos os processos psicofisiológicos do corpo humano encontra-se localizado numa área do encéfalo denominada núcleo supraquiasmático, no hipotálamo, na base do cérebro e acima da glândula pituitária ou hipófise. Esse núcleo, que compreende uma das principais áreas do encéfalo responsáveis pelo controle do ciclo circadiano, encontra-se sob a influência do meio ambiente/tempo, mediante agentes sincronizadores, como a luz.

Dezesseis anos depois, a Cronobiologia encontra-se num cenário completamente diferente do inicial, mais promissora e difundida no mundo inteiro. Amparada pela Fisiologia, Patologia, Farmacologia e Toxicologia, surge a Cronoterapia, um importante ramo dessa ciência aplicada à saúde, que tem por objetivo básico:

Continua após publicidade

(1) a restauração do ritmo biológico natural, normalmente perdido ou alterado nas patologias crônicas (o que muito pode ajudar na restauração da saúde e do bem-estar, na prevenção e no combate das doenças);

(2) a determinação do momento, da hora mais adequada para se medicar um enfermo (para que a medicação alcance melhor eficácia terapêutica e, consequentemente, minimize os efeitos colaterais).

Atualmente, a Cronobiologia é capaz de responder a questões que se revelam cada vez mais fundamentais.

A que horas devo tomar o meu medicamento?

Qual o melhor horário para se administrar um anti-hipertensivo a um paciente portador de hipertensão arterial?

Qual o melhor horário para se administrar a quimioterapia ou radioterapia no combate do câncer?

Nos tecidos sadios, a mitose ou a divisão celular ocorre num período de 24 horas, já no tecido tumoral, sempre num período inferior a 20 horas e, em alguns casos, em 8 horas (quando há intenso e rápido crescimento das células cancerosas).

Qual o ritmo de vulnerabilidade das células tumorais ou em que momento elas se multiplicam com maior rapidez?

Em relação ao diabetes mellitus, qual o melhor horário para se administrar um hipoglicemiante oral ou subcutâneo?

Nesse caso, sabe-se que o pico circadiano da taxa de insulina no sangue (insulinemia) é por volta das 14 horas. E, assim por diante, em relação a outras patologias.

O trabalho noturno é nocivo à saúde?

Quando será melhor tirar férias, no verão ou no inverno?

Que efeito o horário de verão poderá ocasionar no organismo?

De acordo com a formação etimológica, Naturopatia deriva-se de "natura" do latim, "natureza", mais "pathos" do grego, "doença, sofrimento", e significa tratamento da saúde ou das doenças por meios naturais e retirados da natureza. É um sistema complexo de saúde, de cura natural ou de medicina, com sólidas bases filosóficas e científicas, preconizado pelo Naturismo e pela Naturologia, cuja origem encontra-se na milenar e sábia Medicina Ayurveda (considerada a mais antiga e a mãe de todas as outras medicinas). A Ciência da Naturopatia vem tornando-se cada vez mais conhecida, valorizada e difundida no mundo inteiro.

Traduz-se também Naturopatia como sendo a prevenção e o combate às doenças e a manutenção da saúde por meio de recursos naturais e tecnológicos eficazes, atóxicos e não agressivos, tais como: fitoterapia (remédios botânicos), orientação nutricional (dietas), desintoxicação orgânica, suplementação nutricional (à base de fibras, vitaminas, sais minerais, enzimas, aminoácidos etc.), homeopatia, ortomolecular, psicoterapia, acupuntura, massagens terapêuticas, Yoga, hidroterapia, aconselhamento e modificação do estilo de vida, combate ao sedentarismo, etc. Também abrange as áreas da clínica geral, pediatria, geriatria e estética.

Complementar à medicina convencional alopática, a Naturopatia que cuida da pessoa num todo, de uma forma natural, holística e mais humanística, surgiu de sistemas "alternativos" de tratamentos de saúde dos séculos XVIII e XIX, mas suas raízes filosóficas antecedem a escola hipocrática (cerca de 400 a.C.).

Na verdade, a história da Naturopatia, na Índia, remonta à Era Védica. Esse sistema de medicina já era amplamente conhecido e praticado naquele país. Os antigos tratados clássicos da Medicina Ayurveda mencionam em seus textos "Swastha Vritta", que nada mais é do que a Naturopatia. Durante a era antiga, os médicos indianos tratavam de seus enfermos e combatiam as doenças com remédios naturais ou botânicos, mas também orientavam as pessoas a respeito da importância de se adotar um estilo de vida saudável e mais realizador.

O termo Naturopatia foi criado em 1895 pelo Dr. John Scheel, de Nova York, mas tornou-se popular por intermédio de Benedict Lust (1869-1945), imigrante alemão nos EUA, que passou a empregá-lo sistematicamente. Atualmente, Dr. Benedict Lust é considerado o Pai da moderna Naturopatia; em 1892, introduziu e difundiu os conhecimentos da Naturopatia nos EUA. No ano de 1902, ele criou a "American School of Naturopathy".