Cuidar de si e da saúde pode ser prazeroso, saiba como

por Alex Botsaris

Quase todas as pessoas associam cuidados com a saúde com uma obrigação desagradável, especialmente quando esses cuidados envolvem visitas ao médico. Em geral ir ao médico significa ter que fazer exames e tomar medicamentos, o que a maioria das pessoas detesta. Exames complementares algumas vezes revelam problemas de saúde que os pacientes não sabiam da existência, cabendo ao médico dar essa notícia ruim. Por isso, em geral as pessoas ficam ansiosas quando fazem exames complementares, com medo que algum resultado saia fora da normalidade. Tomar medicamentos pode causar efeitos colaterais ou ainda impor restrições aos hábitos de vida. Há até um tipo de pessoa que nunca vai ao médico acreditando que essa é a melhor maneira de não se estressar com a própria saúde.

Continua após publicidade

Entretanto, cuidar bem da própria saúde é a melhor maneira de ser uma pessoa saudável e com boa qualidade de vida. Para cuidar bem da saúde com eficiência é preciso quebrar essa percepção de desprazer que as pessoas têm quando vão ao médico, ou ainda com a sensação de ‘obrigação’ associada aos hábitos de vida saudáveis. O caminho para desenvolver essa capacidade, de ter prazer ao se cuidar, está discutida no livro “O Prazer de se Cuidar” de minha autoria e lançado em dezembro último pela editora Casa da Palavra.

Muitas questões são discutidas no livro, como porque associamos cuidados à própria saúde com desprazer, ou porque vários hábitos que são nocivos à saúde são uma fonte de prazer para muitas pessoas. A base de muitas respostas está no problema que chamo a conexão consigo mesmo. A vida moderna, urbana, e influenciada pela tecnologia, atrofia nossos sentidos e a capacidade de percebermos a nós mesmos. Cada vez mais a sociedade industrial oferece produtos que estão distantes da forma como são encontrados na natureza. Nesse processo perdemos a nossa capacidade de julgar o que é bom e o que é ruim para nós mesmos. Então o primeiro passo é começar a buscar uma conexão com o próprio organismo e perceber em si o que faz bem e o que faz mal.

Contudo esse não é o único desafio. A vida e nosso organismo possuem um ritmo que deve ser respeitado, assim como podemos incluir em nossa rotina diária várias atividades que são importantes para a saúde. Nosso organismo possui a capacidade de reagir a estímulos, e com isso melhorar seu funcionamento. Daí precisamos estar sempre estimulando-o, o que pode ser uma tarefa enfadonha para muitas pessoas. Isso também exige força de vontade e disciplina. Entretanto o prazer, nesses casos, vem depois, quando sentimos nossas potencialidades e nosso bem-estar melhorar com essa estimulação. O exemplo clássico disso são os exercícios físicos.

Existe ainda a questão alimentação que é uma das bases da saúde. Hoje em dia existe um apelo excessivo a muitos tipos de alimentos, que podem não fazer bem à saúde. É fundamental ter uma alimentação saudável, mas também prazerosa. Existe toda uma sabedoria e conseguir combinar prazer e saúde na alimentação diária. Uma pessoa que come demais fica com peso e distensão na barriga, e isso obviamente não tem nada a ver com saudável e nem com prazer. Aprender a saciar-se sem comer quantidades excessivas de comida faz parte dessa sabedoria.

Continua após publicidade

Podemos transformar nossa casa num ambiente saudável, num local que traga apenas benefícios à saúde e nos proteja contra doenças. Afinal, a origem das casas foi justamente a necessidade do homem se proteger contra as variações do clima e outros fatores do meio ambiente. Ao criar um ambiente saudável dentro de casa, estamos estimulando a saúde e o prazer de se cuidar. Infelizmente, não é possível resumir todo conteúdo do livro nessas linhas, mas se você a partir desse momento, começar a ter mais prazer quando cuidar de si mesmo, estará no caminho certo.