Meus cunhados não saem da minha casa. O que faço?

por Blenda de Oliveira

"Preciso de ajuda para saber como lidar com a família de meu marido, com meus cunhados, principalmente. Meu marido tem cinco irmãos e é muito ligado a eles. Porém, isso atrapalhando nossa relação. Nos finais de semana, feriados, ou em qualquer momento que meu marido esteja em casa, aparece pelo menos um dos irmãos. Não temos um tempo só nosso por causa deles, não sei o que fazer…"

Continua após publicidade

Resposta: Vocês já conversaram sobre esse assunto?

Se já o fizeram e não surtiu qualquer mudança, talvez tenha que pensar como tem colocado seu incômodo.

De modo geral nesses casos há uma tendência em se falar muito dos problemas da família que incomoda. De fato, como você descreve, é sim uma problema. Contudo, sua posição pode ser mais voltada aos seus incômodos e o quanto sente falta de estar mais sozinha com seu marido que acusá-lo ou falar mal dos irmãos.

Uma possibilidade seria criar, talvez uma vez por mês, alguma situação que vocês façam alguma viagem (curta) sozinhos ou com amigos e nesses momentos mostre para ele como é gostoso ter um tempo para vocês, mas não precisa se referir à família dele.

Continua após publicidade

Qual é o objetivo? Não criar resistências nele para falar do assunto e ajudá-lo, aos poucos, ir criando outras possibilidades de convivência com a família.

Além disso, é importante que você possa mostrar que entende quanto é importante para ele a família dele, mas é fundamental que vocês criem um espaço como casal. Para isso, algumas coisas precisarão ser combinadas. Faz parte dos "combinados" que ele possa comunicar à família algumas condições. Tente incentivá-lo a isso, mas evite entrar em confronto direto com os familiares dele. Fica claro que ele tem um enorme apego e dependência com a família de origem, por isso precisará de paciência, tolerância e flexibilidade para aos poucos estabelecer os limites da vida de vocês como casal.

Boa sorte!

Continua após publicidade