Tique nervoso pode ser curado somente com uso de remédios?

por Eduardo Ferreira Santos

"Tique nervoso, como caretas faciais, é curável somente com o uso de remédios? Dá para voltar a ter uma vida normal?"

Continua após publicidade

Resposta: O "tique nervoso" geralmente é associado a um tipo de Transtorno Obsessivo Compulsivo, cujo tratamento envolve psicoterapia e, necessariamente, a utilização de medicamentos.

Tais medicamentos são tipos particulares de "antidepressivos", cujo uso não implica em "vício" e, se houver efeitos colaterais, são temporários.

Muitas vezes, dependendo da resposta do paciente ao medicamento, é necessário aumentar a dose até que ela se torne efetiva, mas não há problema nisso, pois são medicamentos controlados e devem ter sua dosagem cuidadosamente avaliada por um psiquiatra especializado.

Em Psiquiatria enfrentamos um problema bastante particular que é a RESPOSTA que determinado paciente tem em relação a determinado remédio. São tantas as característica individuais que há, atualmente, estudos genéticos tentando identificar o TIPO específico desse ou daquele paciente. Verifica-se se ele é um METABOLIZADOR RÁPIDO, LENTO, INTERMEDIÁRIO ou NÂO METABOLIZA essa ou aquela droga.

Continua após publicidade

Esse tipo de análise genética ainda é experimental, mas o Laboratório LIM 23 do Instituto de Psiquiatria do HC (através de atendimento particular) faz um estudo individualizado, quando solicitado.
Portanto, como sempre: CADA CASO É UM CASO!