Por que eles se empenham tanto no início e depois relaxam?

por Rosemeire Zago

"Ele me dava muita atenção, se empenhava o máximo para me agradar e supria minhas necessidades físicas, intelectuais e sentimentais. Mas agora não me dá mais a mesma atenção e isso me faz até me sentir rejeitada."

Continua após publicidade

Resposta: Infelizmente isso é muito comum de acontecer, pois os homens tendem a se acomodar depois da conquista, como se precisassem sempre do desafio da conquista e depois que conquistaram, sentem que nada mais precisam fazer. Procure conversar com ele sobre o assunto, demonstrando o quanto é importante para você e para o relacionamento que ele não deixe de fazer tudo aquilo que um dia foi motivo de conquista, seja um telefonema no meio do dia só para dizer que sentiu saudades, um buquê de flores, um jantar a dois, um elogio… Dar continuidade às 'pequenas grandes' coisas que um dia conquistaram o outro é que vai manter a boa união de vocês.

Como controlar o nervosismo na hora de provas e concursos?

Resposta: O mais indicado é começar a se preparar dias antes das provas e, não apenas na hora, com técnicas de relaxamento. Geralmente o que mais interfere e acaba dando o famoso "branco" é a ansiedade exagerada. É quando a pessoa fica tão preocupada com o resultado que sua mente não mantém a concentração no momento presente contaminando sua capacidade de raciocínio. É preciso observar também se enquanto estuda, não está pensando em outras coisas e não se concentra no assunto que está lendo. Procure manter sua mente sempre no momento presente enquanto estuda, assim estará se preparando para fazer o mesmo durante a prova. A maneira mais simples e eficaz para diminuir a ansiedade ou nervosismo é através da respiração. Faça todos os dias o seguinte exercício:

Em casa, em local tranqüilo, deite-se, feche os olhos, e apenas observe sua respiração, sem interferir, observando se a respiração está ofegante ou tranqüila. Depois inspire e expire profundamente por três vezes, devagar para não causar tontura.

Continua após publicidade

É necessário também relaxar a tensão muscular. Deixe que sua mente percorra cada parte de seu corpo, começando pelos pés e vá subindo até chegar na cabeça. Volte sua atenção para cada parte de seu corpo e solte a musculatura o máximo que puder. Ao final, espreguice todo seu corpo enquanto respira profundamente.

Meu namorado foi traído pela sua ex e é muito ciumento comigo em função do trauma. Como lidar com ele?

Resposta: É comum haver o que chamamos de transferência, onde não se consegue separar o passado com o momento presente, contaminando assim a relação atual. O mais indicado é que ele tenha essa consciência. Conversem muito sobre os reais motivos que o fazem se sentir inseguro. Pode ser que alguma atitude sua o faça lembrar do que ele já passou. Você terá que ter muita paciência e identificar até que ponto ele próprio está disposto ou não a mudar, e até que ponto você está disposta a esperar essa mudança.

Continua após publicidade