Tive desentendimentos pessoais e profissionais com minha superiora

por Roberto A. Santos

"Discuti com minha gerente por questões pessoais e profissionais. Ela criou uma situação onde derrubaria a confiança que a diretoria tinha em mim. É bem provável que ela já tenha me 'detonado'… O que fazer?"

Continua após publicidade

Resposta: Com base nas informações limitadas e unilaterais sobre o caso que relata, não posso ser muito específico em minhas sugestões. Quando você discutiu com sua superiora, sobre aspectos pessoais e profissionais, provavelmente, você abalou a confiança dela e queimou algumas pontes para o entendimento. Por este motivo, se você se vê 'detonada' em sua carreira nesta empresa, vejo duas alternativas: se preparar para uma alternativa no mercado ou, a melhor, que seria tentar reconstruir a ponte que foi queimada, solicitando uma conversa franca em que você reconheça seu erro de misturar aspectos pessoais em suas discussões e propor uma oportunidade de retomar uma relação profissional produtiva para ambas as partes.

Interesses bem diversificados na carreira; como optar?
Massagista, cantora, administradora ou consultora de empresas? O que eu faço?

Resposta: Puxa, você realmente tem interesses bem diversificados no que se refere à sua carreira, não? É muito difícil ajudá-la sem uma orientação vocacional ou de carreira profissional mais clara. Sugiro que você procure em sua cidade, se houver, algum serviço de orientação vocacional (faculdades de psicologia podem lhe indicar algum) quando poderá avaliar suas aptidões e competências para orientá-la quanto ao futuro. Além de algo mais profissional, só poderia recomendar-lhe para ouvir seu Coração, quanto ao que lhe realiza mais fazendo, e sua Razão, quanto àquilo que vai lhe proporcionar uma condição de vida alinhada a seus sonhos e planos de futuro.

Nunca é tarde para recomeçar profissionalmente?
Tenho 31 anos e circunstâncias sobre as quais não tinha controle, impediram em alguns momentos que eu construísse uma carreira profissional.

Continua após publicidade

Resposta: Acho que nunca chega um momento em que é tarde demais para reconstruir uma carreira, principalmente sendo você tão jovem. Claro que todo recomeço tem seu preço – monetário propriamente dito e de esforço pessoal – intelectual, emocional, de tempo, etc. Mas não tenho dúvidas de que vale a pena. Você não deve adiar o planejamento desta mudança para que não tenha mais anos numa carreira que a deixe infeliz, para poder se lastimar no futuro.