Minha namorada está grávida e não sei como contar aos pais dela

por Rosemeire Zago

Resposta: Antes de tudo é importante que vocês dois saibam o que querem fazer diante da situação. Vocês pretendem ficar juntos, casar, ou não? Ao falar com os pais dela tenham consciência do que pretendem fazer, pois a segurança que irão transmitir a eles poderá ser um diferencial. Contudo, a reação deles dependerá muito dos valores que eles têm em relação ao assunto, mas em geral no início podem demonstrar certa resistência, mas nada que o tempo não amenize.

Continua após publicidade

Lembre-se que é muito importante que o casal esteja unido para receber esse bebê, façam algum curso ou leiam sobre o assunto, pois mesmo enquanto feto, o carinho de vocês é imprescindível para o desenvolvimento emocional do bebê.

Se eu idealizar algo em meu inconsciente eu consigo na vida atingir este objetivo na vida real?

Resposta: O acesso ao inconsciente exige compreensão. Não tente entendê-lo com a razão, nem com a lógica. O inconsciente não é lógico, e sim paleológico (do grego palaio: antigo). É primitivo, arcaico. Sendo assim, ele não se exprime em palavras racionais ou pensamentos realistas, e sim através de imagens, fantasias e sensações físicas. Falar de inconsciente é falar de sentimento, emoção, intuição. No inconsciente ficam os conteúdos que alteram e influenciam o comportamento, tudo que é considerado agressivo à consciência. Tais lembranças são reprimidas no inconsciente como forma de defesa e censura interna. Pode-se dizer que o inconsciente é semelhante a um porão onde se guarda tudo que não queremos ver e onde há bem mais coisas que imaginamos. Não é muito simples entendê-lo, por isso o mais indicado é fazer uma psicoterapia com um profissional.

Tenho problemas de autoestima
Sempre tenho vontade de agradar a todos, fico mal quando desaponto alguém. Namoro atualmente e fico sempre com aquela dúvida, será que ela gosta de mim?

Continua após publicidade

Resposta: O mais importante antes de saber se ele gosta de você é ter essa certeza em relação ao amor que sente por si mesma. A necessidade em agradar gera a necessidade de reconhecimento e aprovação, o que pode causar muitos conflitos nos relacionamentos. Fazemos de tudo para que alguém perceba nosso valor. E quando não recebemos esse reconhecimento por quem somos, procuramos obtê-lo pelo que fazemos e pelo aquilo que temos.

O impulso de querer agradar é muitas vezes produzido pelo medo da perda. Quem deseja agradar coloca quase sempre seu valor próprio nas mãos dos outros e depende inteiramente do julgamento deles e é isso que deve ser evitado. Sua estratégia está em se concentrar nos outros, com o desejo de obter aprovação, admiração, reconhecimento, atenção das outras pessoas, de modo a ser aceita por eles, pois na verdade, não se aceita e nem se aprova. Enquanto não conseguir obter aquilo que no fundo deseja – agradar para conseguir atenção – maior se torna sua necessidade. Mas enquanto seu desejo em querer agradar ocultar outras necessidades, ainda que sejam inconscientes, suas necessidades mais profundas continuarão a ser negligenciadas, pois o objetivo em apenas querer agradar pode estar ocultando sua busca pelo próprio valor. Valorize mais suas próprias conquistas e suas qualidades.

ATENÇÃO!
As respostas dos profissionais desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia ou psiquiatria e não se caracterizam e como sendo um atendimento

Continua após publicidade