Pessoas nervosas falam de verdade o que realmente sentem?

por Rosemeire Zago

Resposta: Uma pessoa em conflito pensa para falar? Não. Ela simplesmente deseja agredir, e por isso creio que nem sempre fala o que está sentindo. A pessoa nervosa ou que não consegue ter o controle de suas próprias emoções em geral não possui autoconhecimento e age desta forma para se defender. Agride quando se sente agredido, mas tem momentos que mesmo não sendo agredido também reage de maneira agressiva, pois dentro de si algo foi mobilizado e ela simplesmente reage. Na verdade, a pessoa não estão brigando com o outro, mas consigo mesma, está sempre em conflito interno que por vezes é externalizado.

Continua após publicidade

O que posso fazer para deixar de ser uma pessoa rígida?

Resposta: Parabéns!! Só o fato de perceber em você a rigidez já é um progresso significativo. Atrás de todo excesso ou rigidez se encontra a não aceitação da naturalidade da vida. Ser flexível não quer dizer ser inconstante, vulnerável, volúvel, mas ser acessível à compreensão das coisas e pessoas, começando por si mesmo. O mundo e as pessoas estão em constante processo de evolução e crescimento, é bom que seja assim! Ser rígido é estar parado no tempo e no espaço com conceitos e crenças imobilizadoras.

Analise a origem de sua rigidez. Você foi educado por padrões rígidos? Você se identifica com seu pai ou sua mãe? Pode ser que esteja repetindo o mesmo padrão de comportamento em que foi educado. Comece observando ou identificando em que momento age com rigidez. Perceba como poderia agir se não fosse rígido. Aos poucos perceberá pequenas mudanças. Se quiser, faça yoga ou relaxamento, pois ajudam a relaxar.

Tenha consciência que ser mais flexível é fator básico para o crescimento interior, mental e espiritual. É desenvolver um entendimento maior da fragilidade humana, é desenvolver a sensibilidade, empatia. Isso acontece quando nos tornamos mais realistas, menos exigentes e críticos. Praticar a aceitação é um exercício diário e necessário para quem se considera rígido não somente com os outros, mas principalmente consigo mesmo. Desenvolver a sensibilidade, a meiguice, a doçura, ser mais compreensivo, leve, poderá ajudá-lo a dissolver essa couraça de defesa que foi criada por sua mente em algum momento de sua vida e que agora nada faz além de afastar as pessoas de você. Mas você poderá mudar, pois é isso que deseja.

Continua após publicidade

Tenho uma filha de 9 anos, ela revida tudo que falo, justifica, tem explicação para tudo, mesmo estando errada, aí fecha a cara que dá medo. Como devo agir?

Resposta: O que você acredita que ela possa estar demonstrando com estas atitudes? Pelo pouco que descreve parece que sua filha está pedindo atenção, apesar da maneira inadequada. Mas crianças não conseguem ter muito discernimento, elas recorrem ao que conseguem, e parece ser desta forma que sua filha está pedindo algo, mas é preciso identificar o quê. Procure conversar mais inda com ela e coloque limites cada vez que ela reagir desta maneira.

O fato de ela reagir até vocês se cansarem ou ficarem sem paciência, é como se o inconsciente dela estivesse suplicando pelo amor de vocês, vendo até que ponto conseguem suportar suas reações. Se não conseguirem fazer com que ela mude seu comportamento, procure ajuda de um profissional qualificado.

Continua após publicidade

ATENÇÃO!
As respostas dos profissionais desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia ou psiquiatria e não se caracterizam e como sendo um atendimento.