Saiba que alimentos pioram os sintomas da TPM

por Patricia Davidson Haiat

Alto teor de açúcar refinado, pão branco ou farinhas brancas, doces e massas, são carboidratos simples, pobres em nutrientes e cocentrados em calorias.

Continua após publicidade

Quando consumidos em grande quantidade rapidamente são transformados em açúcar no sangue, estimulam a insulina, que por sua vez transporta rapidamente esse açúcar do sangue para célula, podendo provocar uma queda brusca de seus níveis no sangue (hipoglicemia). Com menos glicose circulando, há menos açúcar disponível para o cérebro, que sinaliza para o corpo a sua falta com sintomas muito comuns na TPM como: fadiga, dores de cabeça, tremores, tonturas, oscilação no humor, ansiedade, depressão e desejo de mais doce, chamada compulsão por doce.

Essa compulsão é pior quando a mulher está sob estresse com níveis baixos de serotonina ou quando os hábitos nutricionais dela são pobres, com insuficiência de vitamina B, magnésio e cromo que agravam mais a hipoglicemia e os sintomas.

O álcool também pode causar hipoglicemia, tendo o organismo a necessidade de mais açúcar para compensar a queda dos níveis no sangue e cérebro, além de aumentar a eliminação de nutrientes importantes para equilíbrio orgânico e metabólico, como cálcio, magnésio e vitamina complexo B, que na deficiência provoca também hipoglicemia e todos os sintomas citados acima.

O chocolate é o campeão dos alimentos procurados na TPM pela maioria das mulheres, principalemente se estão com estresse elevado. Isso acontece porque o cacau ajuda a aumentar a liberação de seretonina, melhorando o bem-estar e o prazer. Mas por outro lado, a maioria dos chocolates é composta por concetrado teor de açúcar e gordura trans que só agravariam ainda mais os sintomas, aumentando a ansiedade, a busca por mais doce e criando um ciclo vicioso. O mais indicado é optar por chocolates com alto teor de cacau (70 %), se possível sem lactose e sem açúcar.

Continua após publicidade

O sal de adição ou alimentos industrializados em geral (que já contem sal escondido na sua composição), são os responsáveis pela retenção de líquidos e aquela sensação de aumento de peso ou ganho real de peso na TPM . Pois o sal em execesso no sangue estimula as glândulas suprarrenais a produzir mais hormônio antidiurético, que tem como função reabsorver mais sódio (sal) e líquidos, provocando inchaço nos pés, mãos, abdome e nas mamas. Além de estimular a glândula hipófise a produzir mais prolactina, hormônio responsável pelo aumento de dores e inchaço nas mamas.

Os alimentos industrializados além do sal, contém várias substâncias tóxicas (conservantes, corantes, aditivos quimicos, glutamato monossodico e gorduras) que aumentam ainda mais o processo inflamatório e sintomas da TPM.

Os alimentos ricos em gordura ruim como manteiga, margarina gordura animal (carne bovina, suína e ovinos), frituras, gordura trans (biscoitos, sorvetes e alimentos industrializados), embutidos e lacticínios são alimentos ricos em gordura mais inflamatória, aumentando substâncias mediadoras que inflamam o organismo provocando colicas, dores de cabeça, seio doloridos além do inchaço e retenção de liquidos para conter o excesso de sódio. Por outro lado, gorduras ruim podem estimular o aumento da produção de estrogênio e propiciar o aparecimento da acne.

Continua após publicidade

A cafeína contida no cafezinho, cha mate, ice tea, guarana natural e refrigerantes são potentes estimulantes do sistema nervoso, aumentam o hormônio do estresse e diminuem a produção de serotonina no cérebro com consequente aumento de tensão, irritabilidade, dores de cabeça, ansiedade e compulsão por doce.

Embutidos são ricos em conservantes, corantes, aditivos quimicos, sal, gorduras trans (gordura hidrogenada), e pobres em nutrientes. Considerado verdadeira “bomba” para as pessoas que têm TPM, pois contém um coquetel de substâncias inflamatórias e neurotóxicas que podem estar asoociadas aos sintomas ganho de peso, retenção de líquidos, inchaço, dores na mama, irritabilidade, tensão, dores de cabeça , enxaqueca, urticária e alergias.