Terminei um namoro e já estou com outro. Será carência?

por Anette Lewin

"Terminei um namoro de três anos, há três meses. Foi muito dolorido, mas melhor para os dois. Durante dois meses em que fiquei só, conheci um rapaz que mexeu muito comigo. Tenho saído várias vezes há um mês e pouco. Será que pode virar namoro sério ou é só uma carência da minha parte? Sou muito insegura e tenho medo que essa paixão tão boa acabe de repente."

Continua após publicidade

Resposta: Se está dando certo há um mês e pouco por que não acreditar e investir nesse relacionamento? Você me parece uma pessoa que consegue despertar a atenção e manter relacionamentos com certa facilidade, portanto sem grandes carências. E essa história que depois de romper um relacionamento, a pessoa precisa de um tempo para se reorganizar é muito relativa! Afinal, você mesma reconhece que romper foi melhor, sinal que já está livre para se relacionar de novo.

Minha mãe sempre agoura meu namoro. Por quê?
Atualmente estou namorando e ela fica jogando indiretas que não vai demorar muito para meu namorado me largar

Resposta: O relacionamento entre mãe e filha pode ficar mais conflituoso quando a filha começa a namorar. Isso porque a mãe, às vezes, mistura o afeto que tem pela filha, compete com ela, tem vontade de evitar que a filha passe por frustrações que ela passou e, principalmente, a consciência dolorosa de que mais cedo ou mais tarde a filha vai sair de casa … Todos esses sentimentos misturados podem fazer com que a mãe, inconscientemente, tente infantilizar essa filha e baixar sua auto-estima, para que ela permaneça a seu lado por mais tempo. A melhor forma de lidar com isso, é tentar evitar discussões. Se as coisas que sua mãe diz, ferem…, não responda agressivamente. Diga que vai pensar sobre o que ela disse e mude de assunto. Por outro lado, converse com ela sobre outros temas, mais cotidianos, mais leves, através dos quais a troca afetiva entre vocês possa ser mais agradável. Isso criará um vínculo melhor entre vocês e pode tirar dela a sensação de que brevemente será abandonada por você.

Estou triste no namoro, mas não quero terminar
Estou muito triste no meu relacionamento, descobri que ele é usuário de drogas. Diz ele que só de maconha, mas creio que não seja. Ele me diz palavras maravilhosas, mas somente palavras

Continua após publicidade

Resposta: Se ele não te dá atenção, se as palavras dele, como você já percebeu são vazias, se você não confia nele (ainda bem) o que você faz nessa relação? Quer comprar sua infelicidade? Quer se tornar dependente dele como ele é das drogas? Dependência química é uma doença, incurável por enquanto, muito difícil de controlar. Em geral, quando pessoas saudáveis se relacionam com dependentes, acabam adoecendo também de uma doença chamada co-dependência e, ao invés de viverem suas vidas, passam a viver em função da pessoa doente. Pense nisso e tome sua decisão.

Atenção!
As respostas desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento