18 dicas para utilizar bem os alimentos

Da Redação

Antes de iniciar mudanças nos seus hábitos alimentares é importante que você esteja consciente, interessado (a) e disposto (a) a cuidar de sua saúde como um todo, onde a alimentação é um dos elementos-wp_posts.

Continua após publicidade

1ª) O cardápio deverá ser variado a fim de suprir necessidades energéticas, sensoriais, fisiológicas, dentre outras, e evitar a monotonia alimentar.

2ª) Procure realizar suas refeições em ambiente calmo, agradável. Mastigue bem os alimentos, pois uma boa digestão se inicia na boca e é indispensável para a absorção dos nutrientes e para a manutenção da saúde.

3ª) Evite a ingestão de líquidos durante as principais refeições, como o almoço ou jantar, pois além de promover a dilatação do estômago, dilui o suco gástrico dificultando a digestão. Ingerir líquidos somente duas a três horas após as refeições. Pode-se ingerir líquidos meia hora antes das refeições.

4ª) Incorpore aos hábitos alimentares os cereais integrais (arroz integral, macarrão integral, biscoitos integrais), assim como o melaço (ou mel de abelhas) e o sal marinho não refinado.

Continua após publicidade

5ª) Tome diariamente líquidos em forma de chás, sucos e água, para a manutenção do equilíbrio hídrico do organismo. Prefira sucos de frutas "in natura". Evite bebidas gaseificadas (refrigerantes), álcool e bebidas ricas em alcalóides como café, chá-mate, chá preto e chocolate.

6ª) Evite alimentos ou preparações muito condimentadas e molhos concentrados, patês, catchup, etc. Prefira temperos naturais, como tomate, pimentão, cebola, alho, cheiro verde, hortelã, manjericão…

7ª) O consumo de queijos deve ser controlado. Deve-se dar preferência aos queijos brancos e mais simples (frescal, ricota). São nutritivos e de fácil digestão quando comparados com os queijos envelhecidos e acidificados.

Continua após publicidade

8ª) Alimentos em conserva, refinados, defumados, temperos industrializados, embutidos, salames, mortadelas, bacon, presunto e similares devem ser evitados ou, preferivelmente, eliminados da alimentação.

9ª) O consumo de alimentos industrializados, enlatados, cereais refinados e seus derivados, bebidas alcoólicas, café, açúcar branco, adoçantes artificiais, doces, balas, refrigerantes, com suas cargas de aditivos, conservantes, flavorizantes, corantes, dentre outros, são um convite ao desequilíbrio orgânico.

10ª) Se necessário, para adoçar os alimentos dê preferência ao uso do mel, rapadura raspada ou melaço de cana. A Stévia (encontrada no mercado sob o nome comercial de Stevita) também pode ser usada, sobretudo para diabéticos.

11ª) Beba bastante água durante o dia (em outro momento que não seja o da refeição). Lembre-se que 70-80% do nosso corpo é constituído de água, a qual participa ativamente dos processos metabólicos e do transporte das substâncias no nosso corpo.

12ª) Elimine ou reduza o consumo de carnes vermelhas e produtos embutidos, pois além de serem ricos em sal e gordura, contêm muitos aditivos químicos usados durante o processamento. Dê preferência, se inevitável, às carnes de aves (frango caipira) e peixes, em preparações cozidas, grelhadas ou ao forno, tendo o cuidado de retirar a pele antes de prepará-las.

13ª) Recomenda-se a seleção de gordura para o preparo dos alimentos, devendo-se preferir os óleos vegetais como óleo de milho, girassol, canola ou azeite de oliva. Evite as frituras de modo geral.

14ª) As frutas devem ser consumidas diariamente, preferencialmente "in natura" ou na forma de sucos, tendo o cuidado de evitar as misturas de frutas ácidas com frutas doces.

15ª) Os vegetais devem ser consumidos diariamente, crus (preferencialmente), cozidos, como saladas ou na forma de sopas (sem proteína animal). Cozinhá-los preferencialmente no vapor, evitando o uso de água no cozimento. Cozinhá-los com casca e, se possível, ingeri-los sem a retirada da casca, pois elas contêm além de vitaminas e minerais, as fibras que contribuem para melhorar o funcionamento do intestino.

16ª) Antes de consumir frutas, verduras e hortaliças, deixe-as imersas em uma solução com vinagre ou sal marinho (Uma colher de sopa para cada litro de água) por uma hora para higienizá-las adequadamente e prevenir parasitoses e/ou cólera.

17ª) Mantenha o ritmo intestinal diário, evitando inibir o reflexo da defecação, é importante um bom estado de saúde e bem-estar.

18ª) Evite todo alimento e/ou mistura de alimentos que, por experiência própria do usuário ou por recomendação de um profissional nutricionista ou médico, seja capaz de provocar diarréia, gases, desequilíbrio digestivo, reações alérgicas ou qualquer outro distúrbio orgânico.

Bem-estar e qualidade de vida

Procure evitar situações estressantes e o estado de tensão emocional. Sempre que possível, reserve alguns minutos do seu dia para fazer uma meditação e um relaxamento com respirações profundas.

O exercício físico é fundamental para a saúde e ajuda a manter o peso na faixa de normalidade. Procure caminhar diariamente, tendo o cuidado de buscar uma orientação prévia de um médico ou professor de educação física.

Respirar também representa uma forma de nutrição e um meio de absorção de vitalidade, de melhoria de circulação sanguínea e de desenvolvimento da consciência. É bom lembrar que não conseguimos suportar alguns minutos sem respirar. Portanto, respire profundamente e não fume.

Seja persistente, perseverante e paciente pois esses são requisitos básicos para a promoção de mudanças verdadeiras e um estado de saúde em equilíbrio e harmonia.

Fonte: Ana Cristina Mendes possui mestrado em Nutrição e é profa. de Educação Física