Dançar, por si só, é uma atividade física?

por Simone Sarti

Dançar é muito bom. Existe até a paródia: "Quem dança seus males espanta". A dança é uma atividade física e pode ser considerada vigorosa dependendo do seu ritmo ou duração. Para descrever as vantagens da dança como exercício, devemos considerar alguns fatores. Por exemplo, o ritmo quanto mais intenso, mais vai exigir gasto calórico.

Continua após publicidade

Sambar exige mais esforço do que dançar um bolero; dançar um frevo mais do que sambar. O tempo também vai influenciar bastante. Aprender a dançar durante uma hora, obviamente vai gastar menos do que dançar uma hora sem interrupção.

É difícil definir o gasto calórico de cada pessoa, mas considerando um indivíduo de 60 kg, ele gastaria aproximadamente de 200 a 400 calorias em uma hora, num ritmo lento ou mais vigoroso respectivamente. A escolha da modalidade vai definir os grupos musculares mais trabalhados.

Samba, frevo e salsa exigem muito das pernas e glúteos. Já o rock (anos 50/60) e o tango utilizam muitos movimentos de braço e uma boa dose de flexibilidade. De qualquer forma, a dança no geral (não só as de salão, mas o ballet, o jazz, etc), movimenta todo o corpo, trabalhando força, flexibilidade, ritmo e coordenação motora.

Dependendo do seu objetivo com relação à sua forma física (condicionamento cardiovascular, emagrecimento, aumento de massa muscular) será necessário acrescentar à dança um programa de exercícios mais específico.

Continua após publicidade

Para quem já está com vontade de sair dançando, aqui vai uma dica.

Quando vamos aprender algo novo, devemos sempre procurar profissionais capacitados e especializados; quando se trata do nosso corpo, é nossa saúde que está em jogo e assim como em qualquer outra atividade física, corremos o risco de nos machucar, se fizermos movimentos errados, não utilizarmos a técnica correta ou a postura adequada.

Um professor que além de ensinar os passos da dança, também dará importância à consciência corporal e respeitará as características e limites de cada aluno. Isso é o mais indicado para essa tarefa, que ao mesmo tempo é extenuante e nos enche de energia.

Continua após publicidade

Quanto se gasta de caloria em uma hora de dança sem parar?

Não existe uma tabela especificamente sobre gasto calórico por hora (cal/h) para a dança. Nas tabelas relacionadas a exercícios físicos só tem 'dança' de forma generalizada. Como já disse, numa média geral dançar para um indivíduo de 60 kg = 200 a 400cal/hora aproximadamente num ritmo lento ou mais rápido respectivamente. Mas vai aqui algums exemplos de quantas calorias você queimaria em uma hora de dança nos seguintes estilos:

Ex: Dança moderna.

Se você pesa 70 kg

70 X 5.7 (cal/hora) = 399 calorias em uma hora

Dança de salão = 3.5 (cal/h) x peso

Frevo = 70 X 5.9 = 413 cal