Dançar promove o desenvolvimento emocional e intelectual da criança

por Marta Relvas

"A motricidade humana está organizada em uma série de fatores estruturais oriundos de influências, sociais, ambientais, psicológicos, funcionais, históricos, motores, entre outros". (AMARAL, apud RELVAS, 2014 p. 117)

Continua após publicidade

Já no Egito Antigo, milhares de anos antes de Cristo, as pessoas dançavam para homenagear os deuses. Na Grécia, a dança era ligada aos esportes, principalmente aos esportes olímpicos.

A idade pré-escolar, segundo nos aponta Leontiev (2001a), é o período da vida em que se abre pouco a pouco para a criança o mundo da atividade humana que a rodeia: "em toda sua atividade e, sobretudo, em seus jogos, que ultrapassaram agora os estreitos limites da manipulação dos objetos que a cercam, a criança penetra num mundo mais amplo, assimilando-o de forma eficaz" (p.59).

A dança precisa ser vista como um processo educacional e não apenas como diversão. Precisa ser integrada como atividade e linguagem artística, forma de expressão, socialização, e também, como conceito e linguagem estética de arte corporal.

A dança deve ser interdisciplinar com a educação global, deve ser considerada uma atividade de aprendizado que integra o conhecimento intelectual e a livre expressão emocional da criança, podendo então gerar uma consciência e identificação corporal, além de potencializar a criatividade.

Continua após publicidade

A dança na educação infantil exige cuidados em relação aos movimentos, já que nessa fase de desenvolvimento o corpo da criança necessita de um padrão técnico correto de postura, coordenação motora e aprendizagem global sensorial e perceptiva.

A dança na educação infantil tem como objetivo desenvolver os seguintes aspectos:

1. Aprendizagem
2. Interesse (por dançar ou por desenvolver qualquer outra atividade)
3. Socialização
4. Comunicação
5. Autonomia (pois reforça a autoestima)
6. Cooperação (dançar com um par "obriga" a cooperar)

Continua após publicidade

Quando a dança é usada com um propósito de desenvolvimento intelectual, emocional ou social e cultural, qualquer ritmo pode ser trabalhando, o importante é: permitir o lúdico e o prazer que essa atividade possa promover na criança.

Importante

Cada criança tem o seu ritmo de aprendizagem. Um alerta para os educadores, evite cobranças excessivas, faça do momento e do processo da dança uma relação mediada pelo afeto, atenção, pois a autoestima é fundamental para o equilíbrio emocional da criança.