Como ganhar massa muscular com definição?

por Simone Sarti

Resposta: Aumento de massa muscular e aumento de massa muscular com definição são coisas diferentes.

Continua após publicidade

A definição muscular é tornar visível o contorno dos diversos grupos musculares, fazendo com que o corpo fique bem marcado pelos músculos e que só é possível quando se diminui ao máximo a porcentagem de gordura corporal.

Mesmo quando não se está acima do peso, é preciso chegar a níveis bem baixos de gordura, pois a musculatura se encontra abaixo da camada de gordura.
O mais comum e mais fácil é conseguir o aumento do volume, porém sem definição.

A primeira coisa a fazer é uma avaliação com medidas de dobras cutâneas ou outro método para determinar como está a sua composição corporal. A partir daí o especialista em nutrição esportiva faz o cálculo do seu gasto calórico de acordo com o seu programa de exercícios e monta uma dieta que lhe proporcione a energia necessária sem que tenha calorias a mais. Portanto, nada de regimes malucos, pois é preciso energia para o trabalho intenso que será feito.

O profissional que irá lhe acompanhar, deverá estar a par de seus objetivos para montar um programa de exercícios com pesos, com cargas relativamente altas, mais de um exercício para cada grupo, movimentos em ângulos diferentes, grande intensidade para ganhar volume e depois intercalar com treinos de muitas repetições. Tudo isso deve ser sempre muito bem programado de acordo com o conhecimento que o professor tem do seu aluno, pois cada organismo responde de forma e em tempo diferentes.

Continua após publicidade

Os exercícios aeróbios podem fazer parte do programa, pois vai ajudar muito no gasto calórico total, porém devem ser feitos em dias diferentes.