Alimentos podem realmente aumentar o apetite sexual?

por Marcelo Toniette

Resposta: Desde a antiguidade fala-se em alimentos afrodisíacos. Esta denominação vem de Afrodite, a deusa grega da beleza, do amor e da paixão sexual. São considerados alimentos afrodisíacos aqueles que possuem a capacidade de despertar ou aumentar o desejo sexual de homens e mulheres. Geralmente os alimentos afrodisíacos consistem em miolos e partes genitais de animais, ou outros alimentos que lembrem os órgãos genitais masculinos e femininos: maçã, banana, morango, cereja, cogumelo, ovo de codorna, ostra, mexilhão, entre outros.

Continua após publicidade

Até hoje não foram identificados elementos químicos nos alimentos que potencializassem o desejo e performance sexual. Vale lembrar, a comida consumida na atualidade tem toda uma história e tradição repleta de simbolismos transmitidos de geração em geração.

A capacidade de aumentar o desejo sexual pelos alimentos afrodisíacos está relacionada com o simbolismo erótico que se dá a eles. Se alguém consome um alimento com a intenção de que ele favorecerá positivamente a sua expressão sexual, é quase certo de que isso acontecerá. O resultado do consumo não será provocado pelo alimento em si, mas pela fantasia de quem o consumiu.

Agora, em termos de alimentos inibidores do desejo sexual, podemos incluir aqueles gordurosos e de difícil digestão. Depois de uma feijoada completa nem todos estarão dispostos para o sexo. Uma pessoa mal alimentada, ou que não segue uma dieta com variedade, equilíbrio e moderação também poderá ter pouca disposição para o sexo. O consumo excessivo de álcool e de outras drogas também pode gerar efeitos negativos na vida sexual.

Os alimentos, assim como roupas e outros acessórios são bem-vindos e podem incrementar e favorecer o cenário erótico, estimulando o bem-estar, o relaxamento e, por conseguinte, o desejo e a excitação sexual. O cenário está montado. Nada melhor nesta hora do que a capacidade de dar e receber afeto, do respeito, da consideração, da disponibilidade de descobrir possibilidades de prazer compartilhado em um clima de parceria e de cumplicidade.

Continua após publicidade