Por que somos demitidos por não nos encaixarmos no perfil da empresa?

por Roberto Santos

Resposta: Muito interessante sua pergunta, porque você questiona algo que simplesmente engolimos muitas vezes como funcionários ou candidatos.

Continua após publicidade

O argumento de falta de compatibilidade com o perfil da empresa é amplo demais e pode apenas servir para o responsável pela frase se livrar da situação difícil muitas vezes de dispensar o candidato ou o funcionário.

Por sua vez, a pessoa que escuta a frase geralmente se encontra numa situação de fragilidade e impotência que lhe impede de questionar ou pedir mais detalhes:

"Em que não me encaixo no perfil da empresa?"; "O que precisaria começar a fazer ou parar de fazer para me encaixar nesse perfil?"

Enfim, seria ótimo se pudéssemos usar essa oportunidade para reciclar nossa forma de nos apresentarmos e trabalharmos, mas só depois que saímos daquela situação, é que pensamos naquelas perguntas e em nosso direito de saber mais sobre nossa dispensa.

Continua após publicidade

Dito isso, os critérios da conclusão de que não nos encaixamos no perfil da empresa podem ser de vários níveis.

Critérios para definir o perfil

1º) Competência técnica para o cargo;

Continua após publicidade

2º) Diferenças entre seus valores e os da empresa;

3º) Desacordo de suas opiniões com a opinião dominante na empresa e mesmo uma incompatibilidade de gênios entre você, muitas vezes de caráter totalmente pessoal — os "santos não se cruzam" como se diz na linguagem popular.

Uma atitude que poderia agregar para nossa aprendizagem seria a de, passada a tensão do momento em que ouvimos esta frase, voltarmos a travar um contato com aquele interlocutor para fazer as perguntas esclarecedoras — não para reverter a decisão, mas para tirarmos algumas lições e conclusões.