Caiu, bateu e ‘extraiu’ o dente? Saiba o que fazer até chegar ao dentista

Da Redação

O prof. titular da Universidade Federal do Paraná, Luciano Loureiro de Melo, explica os procedimentos corretos quando se cai e bate um dente.

Continua após publicidade

Segundo o especialista, o número de horas entre o momento do trauma e o atendimento feito pelo dentista é de extrema importância para o tratamento da lesão. Quanto mais tempo o paciente levar para procurar um profissional, mais demorada e trabalhosa será sua recuperação.

Após a queda ou a batida, inicia-se um processo de reabsorção do dente, pois o organismo age como se esse fosse um elemento estranho ao corpo. Dependendo do traumatismo, que pode ter até quatro diferentes intensidades, esse processo é muito mais rápido e se nenhuma conduta for feita, o paciente corre o risco de perder o dente.

Caso haja fratura ou até extração de todo o dente, o professor ensina que o melhor método de conservação é mantê-lo em um recipiente com leite comum. O alimento é capaz de conservar o dente por até 6 horas. Caso não tenha o produto ao alcance, a segunda melhor opção é deixá-lo dentro da boca, pois a saliva, apesar do risco de contaminação, ajuda a manter a estrutura dentária preservada por até 2 horas.

"Nada de embrulhar o dente ou colocá-lo na água porque, por incrível que pareça, ela desidrata o dente", explica.

Continua após publicidade