Dependência química tem cura?

por Danilo Baltieri

"Meu esposo usa cocaína uma vez por semana, nos outros dias usa álcool assustadoramente e *potenay. Ele tem 50 anos. Está nessa há alguns anos, mas ficou 12 anos sem álcool e drogas."

Continua após publicidade

Resposta: O consumo de múltiplas substâncias psicoativas costuma provocar ainda piores resultados. Seu esposo precisa ser adequadamente avaliado por médico especialista em Dependências Químicas, objetivando a realização do diagnóstico correto. Caso ele apresente quadro de Síndrome de Dependência de Múltiplas Substâncias (Álcool e Cocaína), ou mesmo apresente diagnóstico de Síndrome de Dependência de Álcool e Abuso de Cocaína, ou mesmo Abuso das duas substâncias, ele deverá ser adequadamente tratado.

A Síndrome de Dependência de Substâncias Psicoativas é uma doença crônica que necessitará de tratamento prolongado. É muito difícil falar em “cura” para esse tipo de problema, mas é adequado falar em “controle” para esses *quadros nosológicos.

Na prática clínica, é comum o atendimento de pacientes dependentes de álcool que usam cocaína somente após o consumo de bebidas alcoólicas. O consumo de bebidas alcoólicas pode ser um forte “aliciador” do consumo de cocaína. Nestes casos, se o paciente conseguir abster-se do álcool ele poderá mais facilmente manter-se abstinente da cocaína.

Atualmente, existem medicações comprovadamente eficazes para o tratamento do alcoolismo que, quando associadas a um tratamento psicoterapêutico ou mesmo a grupos de mútua ajuda, constituem em atraentes ferramentas terapêuticas. Estas medicações são: Acamprosato, Naltrexone e Dissulfiram. Outras medicações, como o Topiramato e a Ondansetrona, têm mostrado resultados promissores na abordagem farmacológica da Síndrome de Dependência do Álcool.

Continua após publicidade

Pelo visto, seu esposo associa o consumo de bebidas alcoólicas com cocaína e “suplementos” vitamínicos. Realmente, estamos diante de um problema grave que precisa de abordagem rápida.

Também, não é incomum na prática diária o indivíduo alcoolista fazer uso de outras substâncias, como cocaína, maconha e outras substâncias. A utilização de suplementos alimentares pode ser um problema, especialmente quando o indivíduo não recebe adequada orientação médica e nutricional.

*Potenay: Medicação de uso veterinário usada por alguns praticantes de esportes que contém o complexo vitamínico (B) e provavelmente uma substância conhecida como sulfato de mefentermina, que acelera os batimentos cardíacos.

Continua após publicidade

**Quadro nosológico: um quadro nosológico significa um quadro clínico de uma doença.