Descubra sua sombra e sua luz se revelará

por Dulce Magalhães

Todos temos habilidades e dificuldades na mesma medida e de forma complementar. Uma pessoa rápida no pensar e no agir, pode ter como sombra a impaciência. Uma pessoa lenta na tomada de decisões, pode ter como luz a ponderação e a determinação.

Continua após publicidade

Tudo no universo está em correspondência. Quando descobrimos nossos ângulos sombrios fica mais fácil descobrir nossa luz, nossos talentos.

Além disso o que pode representar um defeito ou dificuldade para um, pode significar um talento para outro. Nenhum rótulo é definitivo.

O importante é ter a clareza das correspondências. Se há algo que não apreciamos em nosso comportamento ou resultados devemos ampliar nosso olhar e verificar qual a qualidade correspondente. Nosso foco deve ser no aprimoramento de nossa qualidade e não na eliminação da dificuldade.

Tudo bem que a gente precisa melhorar nos aspectos de nossa psique (mente) que estão dentro da sombra. Nos tornarmos mais tolerantes, mais responsáveis ou mais proativos, ou seja lá o que for que tenhamos que melhorar, ao invés de nos acomodarmos em determinados comportamentos e repetirmos como justificativa que somos assim mesmo. Contudo, esse não deve ser nosso foco, nem onde colocar nosso maior empenho e dedicação.

Continua após publicidade

Precisamos é mapear nossa luz e fazer com que seu brilho chegue ainda mais longe. Todos temos um pacote de talentos que precisam ser descobertos e desenvolvidos. Essa é a tarefa essencial no campo da vocação. Determinar quais qualidades são as mais evidentes e especiais em nós, por si só já representa uma nova forma de atuação.

Diagnóstico é a base para todo processo de mudança e aprimoramento, inclusive de nossos dons. Conhecer é o melhor método para transformar. E autoconhecimento é o meio para desvendar o caminho da autorrrealização.

Para descobrir dons e talentos, é preciso se colocar em ação, testar suas habilidades, perceber as dificuldades, olhar para si mesmo e compreender mais do processo pessoal. Passamos grande parte do tempo apontando para fora e desejando que as pessoas ao redor se modifiquem, contudo, o que faz mais diferença no processo de nosso sucesso é nossa própria mudança.

Continua após publicidade

Não precisamos ter medo de identificar e reconhecer nossas sombras, ao contrário, é muito desejável que assim seja, pois este é um caminho reto para identificar e reconhecer nossos talentos. Quando me dou conta de minhas dificuldades estou mais próxima de identificar minhas qualidades.

É importante levar nossa sombra para passear ao sol, ou seja, torná-la visível para nós mesmos. Esse ato em si já dissolve qualquer peso e clareia muitos processos.

Ao percebemos que o desafio é interno, que a mudança exigida é a nossa, imediatamente os talentos necessários se apresentam. Há uma perfeição em todo o processo que só depende de nossa aceitação. Descubra sua sombra e sua luz se revelará.

Boa sorte!