Faz tempo que eu e meu namorado não temos sexo

por Marcelo Toniette

"Porém, não sinto nem falta e nem vontade. Quando transamos, ele me faz muito bem, é carinhoso, me faz ter muito prazer… Mas se ele não busca sexo, não sinto falta. Por quê?"

Continua após publicidade

Resposta: Não sentir falta de sexo, não quer dizer que não exista amor pelo namorado. Interessante como você aponta as diferenças entre você e seu namorado. As diferenças entre um casal somente se tornam problema quando são difíceis de serem administradas. Do contrário, as diferenças sempre são bem-vindas, pois a troca se torna fonte para o aprendizado e o amadurecimento, além de fortalecer o relacionamento.

A sua pergunta sugere que o seu namorado é quem tem o controle e a iniciativa, inclusive nas suas próprias sensações – "se ele não busca, eu não sinto falta", "ele me faz muito bem", "me faz ter muito prazer"… Onde você está na relação? Você já parou para perceber que a sensação do prazer é somente sua? E que a sensação do prazer do seu namorado é somente dele? Na relação a dois existe uma troca afetiva e sexual em que cada um facilita para que o outro tenha prazer. A disposição tanto sua, quanto a dele, é fundamental para o equilíbrio da relação.
 

Que tal começar a investir no equilíbrio da relação de vocês? Imagine só você transformar seu jeito estourado, nervoso e sem paciência em ações pró-ativas para o relacionamento. Relaxe. Experimente ter a iniciativa para as atividades em conjunto, inclusive a atividade sexual. Veja se isso agrada a você e ao seu namorado. Conversem sobre o que e como gostam de fazer quando estão juntos, como gostam de dar e receber afeto e estímulos eróticos.

A ansiedade tende a dificultar a percepção do carinho, do afeto, e dos estímulos eróticos entre vocês. Não se cobre de algo que você deveria ter, mas permita-se à descoberta. Invistam em um clima de tranquilidade e de entrega na relação.

Continua após publicidade

Ando muito sem vontade de transar
Olho para o meu marido e penso, mas acabo dormindo. Se ele vem aceito, mas não sinto a mesma empolgação de antes. O que fazer?

Resposta: O que aconteceu nesse meio de caminho que o encantamento se desfez? Veja o quanto o "olhar" e o "pensar" estão evidenciados, em detrimento do "sentir". Pelo que descreve, parece difícil perceber aquilo que é excitante para você. Talvez esteja confuso até a forma pela qual você aprecia ser excitada. Que tal você dar uma atenção especial a isso, sem culpa, sem pressão, sem "ter quê"?

O modelo adotado do olhar-pensar-dormir parece levar ao insosso e ao desânimo na relação. Tente valorizar mais aquilo que é fundamental para a relação: o sentir. De que forma? Perceba as nuances das leves carícias, dos beijos, dos abraços, da expressão do afeto.

Continua após publicidade

Invistam em resgatar aquilo que você e seu marido gostavam de fazer juntos, mas que deixaram de lado ao longo do tempo, talvez utilizando a rotina como justificativa. Junto com seu marido, resgate este lado positivo do relacionamento de vocês dois. Permita-se estar presente de corpo inteiro nesse processo, pois ficar apenas na posição da espectadora não vai ajudar em nada. É preciso o empenho de vocês dois para a melhoria da relação.

Para começar, uma alternativa que pode ser interessante é retomar o namoro: saiam mais, reservem um tempo para vocês dois, falem mais sobre vocês – nesses momentos estão proibidos assuntos relacionados a trabalho e família -, (re)aprendam a sentir e a trocar afeto.

Na relação sexual, tente sair do território do "pensar" e adentre na região do "sentir". Tente perceber em si aquilo que gosta de fazer e aquilo que gostaria de experimentar. Tente libertar-se momentaneamente do controle do pensamento e experimente entregar-se na relação, sem cobranças, sem regras. Para uma relação sexual gratificante é importante manter um estado emocional calmo e de abandono à experiência erótica.

Converse com seu marido a fim de se darem apoio necessário para permitir ações positivas em prol da melhoria da relação e do resgate do encantamento entre vocês. Invista na expressão de afeto, de amor, a fim de trazer de volta a paz, o aconchego, e aquela sensação especial que surge de estar ao lado de quem se ama.