Ganho de peso não é desculpa para não largar o cigarro

por Adriana Kachani

Recebo inúmeros e-mails de pessoas que contam que pararam de fumar e engordaram muito. Outras tantas que têm medo de parar com o hábito por medo de aumentar o peso, o que me soa muito estranho. Será que essas pessoas não têm medo de outras coisas mais graves que o fumo pode causar, tais como câncer, enfisema pulmonar e tantas outras doenças já muito alerdeadas pela mídia?

Continua após publicidade

Enfim, não custa tentar ajudar aqueles que tiveram a coragem de largar o vício, não é? Sabe-se que o cigarro está muito presente na vida daqueles que fumam. Estar sempre segurando alguma coisa, ter sempre alguma coisa na boca, ter sempre um gosto na boca.

Tudo isso faz com que parar de fumar leve os ex-fumantes a substituir o cigarro pela comida.

E ainda tem a questão sensorial. O cigarro inibe as papilas gustativas de modo que aqueles que fumam não sintam o real sabor dos alimentos, situação reversível com a interrupção do fumo. Esse up grade gustativo têm sido relatado freqüentemente por aqueles que ganham peso como sempre um dos principais motivadores a ingerirem mais alimentos que outrora.

O ganho de peso também pode ter motivos psicológicos, uma vez que muitos relatam que fumar é um prazer (????). Esse prazer muitas vezes é substituído pelo prazer do paladar. Ou seja, o pecado do vício substituído pelo pecado da gula.

Continua após publicidade

Sendo assim, algumas dicas podem ser lembradas para que o ganho de peso não seja mais uma vez uma desculpa para que você adie seus planos de parar de fumar.

Antitabagismo: dicas para que o ganho de peso não seja uma desculpa

Para resolver o problema das mãos vazias, o melhor é mantê-las sempre ocupadas com alguma coisa. Fazer trabalhos manuais como tricô, crochê e bordado, neste momento pode ser muito melhor do que ler um bom livro, onde as mãos ficam livres para segurar algum alimento.  Cuidar das unhas também pode ser uma boa idéia. Durante reuniões, procure uma caneta e papel para rabiscar e movimentar as mãos. Para quem tem a habilidade, tocar um instrumento também é uma boa solução.

Continua após publicidade

Já em relação àquele gosto de alguma coisa sempre presente na boca, ou mesmo da necessidade de finalizar uma refeição, procure mascar um chiclete ou consumir uma bala. Sem açúcar, é claro.

O mais importante é conseguir desviar a atenção. Quando quiser comer alguma coisa, com um sabor bem gostoso que acaba de (re)descobrir, mude o foco: procure ligar para alguém, sair para dar uma volta (sem dinheiro para não comprar gulodices), ou mesmo ir ao cabeleireiro.

Evite ter alimentos muito calóricos na sua casa. Caso tenha crianças e esses alimentos sejam necessários, evite freqüentar os ambientes perigosos, onde esses alimentos são guardados.

Uma coisa relevante é ter sempre em mente que você não merece compensações só porque parou de fumar. NÃO FUMAR É O NORMAL. Você que estava fazendo algo além. Ou seja, não merece mais do que os outros porque está sem o cigarro. Sei que é mais fácil recomendar quando não se está passando pelo problema, mas… se continuar com cabeça de fumante, você não chegará a lugar algum.

Por fim, tente seguir as recomendações que sempre escrevo nos meus artigos. Fazer refeições balanceadas, com os três grupos de alimentos: energéticos, reguladores e construtores. Não fazer jejuns prolongados, comer a cada três horas alimentos saudáveis e pouco calóricos, é claro! Cuidar da quantidade de alimentos, mesmo sendo eles saudáveis. Beber bastante água. Praticar atividade física regularmente. Recomendações que qualquer pessoa deveria seguir para não ficar com excesso de peso. Boa sorte!