Adolescência ‘exige’ cuidado na escolha do desodorante

por Sonia Corazza

Ah, a adolescência! Fase que transforma meninas em mulheres, garotos em homens…

Continua após publicidade

Intensa transformação hormonal. Mudanças drásticas de humor. Erupções cutâneas, brigas constantes com os pais. Crises de choro e gargalhadas histéricas. Ufa! Quanta energia! Quanta instabilidade…

O desequilíbrio de produção hormonal traz mudanças profundas no corpo, rosto, cabelo e no comportamento do ser humano. O adolescente torna-se imprevisível, emotivo, arredio. Um dos grandes problemas dos jovens em mutação é a alteração do cheiro natural do corpo.

De uma hora para outro os desodorantes comuns não funcionam mais, o que fazer?

Glândulas que jorram água

Continua após publicidade

A transpiração existe para manter a temperatura ideal dos órgãos internos, dessa foram liberamos água em dias mais quentes para nivelar o conteúdo hídrico dentro do corpo. As glândulas da transpiração são chamadas sudoríparas e dividem-se em écrinas, ficando espalhadas pelo corpo todo, ou apócrinas, as que ficam próximas aos genitais e nas axilas. Na adolescência ocorre o início do funcionamento das glândulas apócrinas, com intensa ligação hormonal; até então só as écrinas estavam em atividade. O produto das apócrinas é ligeiramente diferente e muito mais propenso à degradação e formação do mal odor. O cheiro vem da degradação realizada pelas bactérias e outros microorganismos presentes na superfície da pele, razão pela qual usamos desodorantes.

Como evitar o mal odor corporal

Obviamente o banho diário e o uso de desodorantes é fundamental, mas o controle da alimentação e a escolha correta dos tecidos das roupas também é importante, pois pimenta e outros condimentos, como gengibre e canela ativam a circulação periférica, bem como tecidos sintéticos, aquecendo mais o corpo e estimulando a sudorese.

Continua após publicidade

Existem dois tipos de formulações desodorantes, os bacteriostáticos e os bacteriostáticos antiperspirantes (ou antitranspirantes, é tudo a mesma coisa).

No primeiro caso, acontece o controle da proliferação desses microorganismos, evitando a degradação dos compostos secretados pelo suor. No segundo caso, há também um controle da liberação de água na região aplicada, o que acaba ajudando a minimizar a proliferação de microorganismo.

Procure por esses ingredientes nas formulações cosméticas de desodorantes para adolescentes:

Triclosan e farneso l – são agentes antimicrobianos eficazes.

Cloridróxido de alumínio, zircônio e derivados, que fazem a vedação temporária da pele na região aplicada, evitando a eliminação de água.

Procure sempre por produtos dermatologicamente testados, de preferência sem perfume, pois são os mais eficazes e seguros ao uso e seja um adolescente com cheirinho bom.