Alimentos funcionais para cada fase da vida: da gestação à terceira idade

Da Redação

Os brasileiros enfrentam crescente aparecimento de doenças crônicas degenerativas por conta de um estilo de vida desequilibrado. Entretanto, uma alternativa expressiva no combate as doenças e que vem conquistando espaço são os alimentos funcionais. Com nutrientes capazes de fornecer além da nutrição básica, os alimentos funcionais têm desempenho terapêutico específico à saúde.

Continua após publicidade

São inúmeros os alimentos que podem ser considerados funcionais. Por exemplo, o bom funcionamento do intestino pode ser estimulado por alimentos prebióticos: chicória, cebola, alho poró, alcachofra, aspargo, cevada, banana, grão de soja, mel, grão de bico, tremoço, tomate e açúcar mascavo. As isoflavonas da soja podem ser benéficas no tratamento da síndrome pré-menstrual, mais especificamente na redução da enxaqueca, sensibilidade mamária, cólicas e inchaço.

Crescimento anual

A Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais mostra que no Brasil este setor tem crescido a um ritmo de 20% ao ano. Vários novos produtos estão para chegar no mercado, como por exemplo: mortadelas ricas em fibras e teor reduzido de gordura, iogurtes e barras de cereais que promete inibir o apetite, leite com melatonina que auxilia no combate a insônia, iogurte ricos em ômega 3 e com extrato de chá verde, vitamina E e óleo de borragem que podem prevenir o envelhecimento.

Prevenção de doenças e retardamento do envelhecimento precoce

Continua após publicidade

Os alimentos funcionais podem atuar não só na prevenção de doenças, mas também no retardamento do envelhecimento precoce, melhorar aspectos estéticos como celulite, retenção hídrica, acne, queda de cabelo, pele seca, unhas frágeis e quebradiças. Entretanto, a nutricionista Roseli Rossi alerta que os alimentos saudáveis devem ser consumidos em quantidades adequadas às necessidades individuais para desempenharem suas propriedades funcionais.

Para evitar o aparecimento de doenças ao longo da vida a nutricionista Roseli completa que existe a necessidade de colocar os alimentos funcionais como hábito alimentar. "Já sabendo de todos os benefícios desses alimentos, seria importante consumi-los desde a infância para reduzir ou evitar os riscos a saúde".

Alimentos funcionais para cada fase da vida: da gestação à terceira idade

Continua após publicidade

Alimentos funcionais que mais se destacam e podem ser introduzidos em cada fase da vida:

Gestação: Neste período há uma maior necessidade de todos os nutrientes básicos para a manutenção da nutrição, saúde materna e garantia do adequado crescimento e desenvolvimento do feto. Vários nutrientes são indispensáveis na gestação, entretanto o ácido fólico se destaca por ser uma vitamina do complexo B que auxilia na formação do tubo neural, dos tecidos, no crescimento celular, no desenvolvimento do embrião e ainda estimula a formação dos ácidos digestivos. Os alimentos funcionais que vão fornecer este nutriente à mãe são os vegetais de folhas escuras como espinafre, rúcula, brócolis, escarola, agrião e também os legumes, frutas cítricas e grãos integrais.

Primeira Infância: O leite materno é considerado o primeiro alimento funcional que o indivíduo recebe. Um alimento que garante o crescimento e desenvolvimento da criança e tem todos os nutrientes que o bebê necessita nos primeiros meses de vida, sem precisar de qualquer tipo de alimento até os 6 meses de vida. Estudos mostram que crianças amamentadas com leite materno vão ter um colesterol mais controlado na fase adulta evitando o surgimento de diversas doenças.

Escolares: Um intestino saudável é fundamental nesta fase para que a absorção de vitaminas e minerais seja suficiente para o desenvolvimento da criança. Um alimento funcional que estimula o crescimento intestinal das bactérias consideradas boas, o bom funcionamento do intestino e consequentemente aumenta as defesas do organismo são os prebióticos. A chicória, cebola, alho, alho poró, alcachofra, aspargo, cevada, banana, centeio, grão de soja, mel, grão de bico, tremoço, tomate e açúcar mascavo são alimentos prebióticos.

Adolescência: É o segundo período da vida em que o crescimento tem sua velocidade máxima, com grande atividade dos hormônios sexuais de vido ao estirão de crescimento. É na adolescência que se ganha 25 da altura e 50% do peso final. Nesta fase também é onde ocorre o pico de formação de massa óssea, por isso, a necessidade de se fornecer uma quantidade ideal de alimentos ricos em cálcio tanto em meninos quanto em meninas.

Além do leite e seus derivados, podemos encontrar uma boa quantidade de cálcio em vegetais de folhas escuras, brócolis, couves, espinafre, peixes como sardinha, amêndoas, gergelim, aveia, avelã, castanha do pará.

A acne é um problema que encontramos com bastante freqüência nos adolescentes e é causa de grandes constrangimentos. É caracterizada por uma desordem das glândulas sebáceas da pele que impede a passagem de sebo para a superfície havendo a formação de bactérias e causando inflamações resultantes em "espinhas". Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a causa da acne tem pouquíssima relação com o consumo de alimentos gordurosos, o que realmente causa a inflamação são déficits nutricionais, desbiose, alergias alimentares e disfunções hormonais.

Dentre os vários nutrientes importantes no tratamento da acne, o selênio (considerado um antimicótico local) pode auxiliar na redução, pois possui propriedades antioxidantes e neutralizadoras de radicais livres. As fontes alimentares de selênio são as oleaginosas como a castanha-do-pará, nozes, lentilhas, gérmen de trigo.

Adulto: Um problema que muitas vezes aparece nesta fase da vida, nas mulheres é a tensão pré-menstrual. Os sintomas envolvem mudança de humor, irritabilidade, depressão, cansaço, cefaléia e outros. Já se sabe que os níveis de serotonina, um neurotransmissor ligado à sensação de prazer, diminui nesta fase causando a depressão e aumentando a vontade de comer doce. Portanto, uma dieta equilibrada com alguns alimentos funcionais pode amenizar e até combater esses sintomas. As isoflavonas da soja podem ser benéficas no tratamento da síndrome pré-menstrual, mais especificamente na redução da enxaqueca, sensibilidade mamária, cólicas e inchaço.

No caso dos homens, é na fase adulta que eles começam a se preocupar com a saúde do coração, pois a suscetibilidade de doenças cardiovasculares é maior neste período devido ao grande estresse do dia-a-dia, alimentação inadequada e sedentarismo. O consumo de alimentos ricos em antocianinas, que se caracterizam pela cor arroxeada (uva, jabuticaba, morango, cereja, ameixa, açaí, beterraba berinjela) são fundamentais para o proteção do coração, pois são altamente antioxidantes e antiinflamatórios.

Terceira Idade: Cerca que de 15% de pessoas com 65 anos ou mais desenvolvem doenças de Alzheimer a cada ano e a memória é a mais prejudicada pela diminuição de neurotransmissores, regressão de neurônios e redução do fluxo sanguíneo. Uma vitamina importante nesta fase é a colina, fundamental para o desenvolvimento cerebral humano, com atuação relacionada à função da memória. Dentre os alimentos ricos em colina, estão a lecitina de soja, o bife de fígado e a gema de ovo. Contudo, os especialistas afirmam que a lecitina de soja é uma das fontes de colina mais bioativas do nutriente, além de ser natural e não conter colesterol.