Desperte sua consciência e livre-se do sofrimento

por Emilce Shrividya Starling

O Yoga nos diz: Acorde! Desperte interiormente. Decida com firmeza que não quer mais sofrer por causa de seus padrões mentais negativos.

Continua após publicidade

Quando despertamos para essa consciência de que somente nós podemos soltar nossos conflitos e sofrimentos interiores, acontece uma mudança interior que é o verdadeiro aprendizado e desenvolvimento espiritual. Passamos a ver claramente a inutilidade e insensatez de nos autotorturar com pensamentos negativos, lembrando momentos tristes do passado, remoendo mágoas, guardando raiva ou criando fantasias, expectativas e ansiedades para nosso futuro.

Em vez de ficarmos lamentando pela nossa dor ou sofrimento, devemos deixar que isto nos desperte para iniciar a meditação ou continuar a meditar regularmente. Devemos nos fortalecer com as práticas do yoga, desenvolvendo nossas percepções, clareza mental, sabedoria, paciência, humildade, tolerância, bondade e aceitação.

É essencial a disciplina na meditação para quem deseja ter uma vida construtiva, equilibrar a mente e ficar livre da turbulência das emoções, negatividades, apegos e dor.

Muitas pessoas lamentam muito, reclamam muito de suas vidas, culpam os outros, se sentem vítimas, mas não querem mudar a elas mesmas. Querem que os outros resolvam seus problemas como em um passo de mágica. Não entendem que o maior sofrimento está nas suas próprias mentes negativas e que somente elas têm o poder de mudar isso.

Continua após publicidade

Elas têm medo de aprender porque têm medo de assumir a responsabilidade que vem com o crescimento. Embora tentem ser mais positivas e sentir alegria, alcançam poucos resultados, pois falta determinação, disciplina e vontade interior. Começam a praticar a meditação, mas logo desistem porque não têm paciência para perceber a turbulência da mente e preferem não se autoconhecer.

Se quisermos alcançar o equilíbrio e paz interior, precisamos ser honestos conosco mesmos, sem nos enganar tentando encobrir nossos erros ou tentando escapar às nossas dificuldades. Precisamos ser corajosos para nos autoconhecer e produzir mudanças significativas.

Todos nós desejamos ser felizes e desfrutar de uma vida tranquila, próspera e alegre, mas senão nos libertarmos da preocupação, da ansiedade, da nãoaceitação, nos tornamos frustrados e infelizes. Muitas vezes desperdiçamos nosso tempo presente com devaneios, fantasias, lembranças do passado, expectativas pelo futuro e, embora o dia pareça atarefado, não realizamos o que gostaríamos.

Continua após publicidade

É importante assumir a responsabilidade por nós mesmos, ter consciência de nossos pensamentos, sentimentos e ações. Aqui começa nosso crescimento espiritual. Não podemos ser mais crianças espirituais, atribuindo aos outros e aos acontecimentos a culpa de nossas dificuldades e sofrimento. É fácil criticar os outros. É cômodo querer que os outros se modifiquem, mas é difícil enfrentar nossos próprios enganos e defeitos.

Temos que aprender a cuidar de nós mesmos, assumir a responsabilidade pelas nossas ações, pela nossa felicidade, por uma vida equilibrada. Nos momentos de enfrentar uma crise, precisamos da força interior, do apoio da mente estável, tranquila, com autodomínio para superarmos os problemas.

Precisamos reconhecer o poder de nossas emoções e assumir a responsabilidade por elas. Quando passamos a observá-las, compreendemos como elas contagiam o ambiente e as outras pessoas. A alegria contagia os outros assim como a tristeza e a depressão.

A vida muda continuamente. Está em constante movimento e por isto precisamos usar bem cada momento, conscientes do que estamos fazendo, agindo sem precipitação e ponderando nas consequências de nossas ações.

Muitas vezes não conseguimos acalmar a mente ansiosa, e precisamos nos entregar a Deus, descobrir essa fonte de luz e força dentro de nós.

Uma das maneiras de purificar a mente e desenvolver a autocura é reservar um tempo diariamente para meditar, para relaxar, para praticar as posturas da hatha yoga e assim absorver uma energia positiva, começando a assumir a responsabilidade por nós mesmos e a nos transformar para melhor a cada dia.

Abra seu coração através das práticas do yoga. Sinta confiança e como as energias curativas são liberadas de seu interior lhe curando fisicamente, mentalmente e emocionalmente. Vivencie os ensinamentos do yoga e não permita que fiquem apenas no intelecto, mas deixe que tenham vida fluindo através do centro do coração. Fique em paz!