Quando os colegas desvalorizam seu trabalho. O que fazer?

por Roberto Santos

"Trabalhei em duas empresas e em ambas vi pessoas querendo se sobressair de qualquer forma e vi gente desvalorizando o trabalho alheio, no caso, o meu trabalho. E bati de frente com essas pessoas, primeiramente pelos outros e depois por mim mesma. Atualmente, estou desempregada, independentemente do valor do salário, tenho que trabalhar num local agradável, senão não rende, entende?"

Continua após publicidade

Resposta: Em poucas linhas você coloca alguns aspectos muito importantes da natureza humana com os quais devemos conviver. Todos nós vivemos em grupos e todos os grupos têm algum tipo de hierarquia social.

As empresas são grupos e as pessoas que se juntam a elas, buscam atender suas necessidades de serem aceitas e de se destacarem. Aliás, essas características já se encontram entre nossos “primos” primatas menos evoluídos. O ser humano acrescenta a busca de um sentido para sua vida – e para muitos é no trabalho que se concentra sua busca de propósito.

Esses aspectos da natureza humana que serviram para a evolução de nossa espécie também são geradores de conflitos, devido à competição por atenção, por aprovação dos outros e por status diferenciado. Pretender se esquivar desta competição seria buscar uma ilha deserta como o 'Náufrago' do filme com Tom Hanks, que mesmo lá, buscou na bola de basquete, um interlocutor para não enlouquecer.

De fato, ninguém é melhor do que ninguém a priori, mas as pessoas se sentem superiores ou inferiores aos outros e não temos como evitar isso. Não podemos controlar os outros ou, pelo menos, todos os outros, todo o tempo. O “mundo ideal” que você busca é isso mesmo: “ideal” e como tal deve ser um alvo a ser buscado mas nunca alcançado, pois quando chegar perto, você vai buscar algo mais, então o ideal vai ser outra coisa. O que você pode fazer é buscar transformar pequenos pedacinhos de seu mundo real para se aproximarem do seu ideal. Você pode fazer a sua parte, talvez na forma em que você “bate de frente com as pessoas”.

Continua após publicidade

Finalmente, você expõe outro aspecto muito importante da vida das pessoas nas organizações. Nós buscamos carreiras, grupos, ambientes com os quais compartilhamos crenças, valores, motivações. Quando você afirma que não adianta trabalhar só pelo salário se o ambiente não for agradável, você está fazendo sua opção pelo tipo de empresa em que você vai ser feliz, logo “render” mais.

Portanto, quando você fizer entrevistas para seu próximo emprego, procure avaliar o ambiente desde a sala de espera, das pessoas que circulam na empresa, faça perguntas ao entrevistador sobre o ambiente, procure alguém que você conheça que trabalha ou trabalhou nessa empresa para saber como é trabalhar lá dentro. E, muito importante, não subestime essa avaliação, pois você já sabe o que acontece com você em ambientes mais competitivos. Boa sorte em sua nova busca de seus ideais…

Sou terceirizada e tenho medo da demissão
Venho, há um ano, procurando vagas na minha área. O que você me aconselha a fazer para incrementar esta busca e ter mais chances de encontrar uma vaga?

Continua após publicidade

Entendo seu sentimento de sentir-se sempre à beira de uma demissão, mas acho que atualmente, isto não é “exclusividade” dos terceirizados, às vezes, é até pior para os efetivos…

Quanto a incrementar sua busca, eu precisaria saber o que é que você já tentou. De qualquer maneira, o melhor caminho costuma ser você explorar a árvore de seus relacionamentos, em todas as esferas de sua vida: ex-colegas de escola, amigos, familiares, ex-colegas ou chefes de empregos anteriores, etc. A maior parte das recolocações se dão por contatos. Na mesma linha, você deve procurar ampliar esta rede de relacionamentos, buscando participar de eventos profissionais de sua área, que costuma ter bastante…

Outra recomendação, que talvez seja “chover no molhado”, é que cada vez mais, as empresas fazem recrutamento apenas pelos sistemas de web-recruiting, considerando quem preencheu sua ficha on-line. Então, selecione as empresas que mais lhe interessam (Pesquise a Lista das Melhores Empresas para se Trabalhar) e preencha todas as fichas dessas empresas.

Por último, revise a forma pela qual está se apresentando (Curriculum Vitae e fichas) para ver se “você” chamaria esta candidata para conhecê-la melhor… Dê destaque às suas realizações importantes, gere curiosidade e interesse em entrevistá-la. A primeira parte nesta situação, que é condição sine qua non, é ser chamada para um contato pessoal, depois fica mais fácil (dependendo da vaga, é claro…)

Espero que essas ideias a ajudem e boa sorte (pois esse elemento também ajuda muito!)

Cinco estratégias para melhorar suas vendas
Trabalho em vendas, como faço para melhorá-las?

Sua pergunta é muito simples mas, infelizmente, a resposta a ela não é tanto assim. Especialmente, sem conhecer seu produto, seu mercado e você. Prefiro lhe dar algumas sugestões na forma de perguntas para sua reflexão:

1-) Conheço meu produto e meu mercado o suficiente para transmitir total confiança a meus clientes sobre o porquê eles deveriam optar pela minha oferta ao invés de alternativas? Estou atento às novidades do mercado?

2-) Quando vou a um cliente, faço um planejamento do que quero atingir e qual vai ser minha estratégia de comunicação? Procuro ajustar minha abordagem ao 'jeitão' de cada cliente?

3-) Depois que saio de um cliente, faço uma avaliação do que funcionou e o que não funcionou? Com base nesta experiência, eu me preparo para enfrentar as objeções novas com futuros clientes?

4-) Quando estou com meu cliente, dedico atenção genuína a suas necessidades: aquelas expressas e aquelas implícitas nas entrelinhas? Sei ouvir ativa e profundamente?

5-) Sei fechar a venda ou insisto em argumentos quando o cliente já manifestou que comprou meu produto?

Essas são algumas ideias que não se esgotam aí, mas poderão ajudá-lo. Lembre-se que, segundo pesquisas, na maioria das vezes, o vendedor é um fator mais importante do que o produto, a marca, a empresa, etc, na decisão de compra. Aproveite esta vantagem e invista no seu diferencial. Boas vendas!