Para uma relação evoluir, é preciso que ambos se esforcem

por Luiz Alberto Py

Caso você esteja procurando encontrar uma pessoa com quem dividir sua vida, aqui vão algumas ideias que podem contribuir para alcançar seu objetivo. É claro que não existe nenhuma fórmula mágica, mas pode-se fazer algumas observações sobre as estratégias mais favoráveis para encontrar pessoas do sexo oposto em condições favoráveis para construir um relacionamento.

Continua após publicidade

Em primeiro lugar, você precisa se envolver com o projeto. Quer dizer, convém você estar constantemente com a atenção voltada para a possibilidade de, a qualquer momento, esbarrar com seu príncipe (ou sua princesa). Pode ser numa fila de ônibus, numa reunião em casa de amigos, em um casamento ou neste novo espaço de encontro:  a Internet com seus 'Tinders da vida'. É necessário estar sempre alerta à possibilidade do encontro transformador. E quando surgir a oportunidade, agarre-a com firmeza. Não vale fingir que não quer, quando está interessado. Uma boa relação precisa de espontaneidade e sinceridade desde o começo.

Lembre-se de que o namoro é uma relação de amor, portanto prepare-se para amar e ser amado (a). Para amar, você precisa, em primeiro lugar, de autoestima, ter amor por si mesmo. Só podemos dar o que temos: você precisa se sentir alvo de amor para poder fazer do outro o alvo de seu amor. Gostar de si mesmo é básico, por que se não for assim, facilmente se cai em uma atitude bastante comum de auto-desvalorização a que se segue a desvalorização do outro. "Se eu não presto, quem gosta de mim também não presta ou, no mínimo, não sabe escolher." O respeito e a consideração, tanto por si próprio quanto pelo parceiro, são alicerces do relacionamento sem os quais a evolução favorável fica prejudicada ou mesmo impossibilitada.

Amar é uma atitude de generosidade e reciprocidade. Durante o relacionamento, pense sempre no interesse de seu parceiro e se assegure de que ele pensa em seu interesse. Ou seja, a sua generosidade é importantíssima, mas a do outro é também indispensável. Amar consiste em tentar ajudar a pessoa amada a ser feliz. A felicidade é uma referência importantíssima entre duas pessoas que pretendem viver juntas. Nenhum projeto de vida pode abrir mão de uma dose plena de felicidade e bem-estar. Amor entre adultos exige reciprocidade, amar sozinho, sem ser correspondido, não tem sentido: uma relação é boa somente quando é boa para ambos. Se um está feliz e o outro não, o namoro não faz sentido.

Para uma relação evoluir é preciso que ambos se esforcem, senão ela fica estagnada. O investimento de energia e esforço precisa ser direcionado levando-se em conta estes elementos fundamentais. A relação precisa crescer para não perecer vítima da acomodação e da mesmice. Ela deve ser nutrida com criatividade e com uma particular atenção para o fato de que coisas novas, novas atitudes e descobertas no âmbito do encontro do casal, são o alimento que mantém nutrido o amor.

Continua após publicidade

A vida sexual precisa ser valorizada e estimulada para que a monotonia não domine o leito conjugal. Vale a pena você manter uma conversa franca com o parceiro sobre a satisfação que a atividade sexual está trazendo para ambos. Criatividade e mudanças podem ser os elementos que salvam um casamento de perder a graça e a alegria.

Finalmente, lembre-se de que o ciúme – por mais natural que seja, pois existe no comportamento dos animais – é uma emoção instintiva que precisa ser dominada e deve ser cuidadosamente mantida à distância. Nada mais destrutivo para o casamento do que a indulgência para com o sentimento de ciúme e a possessividade que o acompanha. Apesar de não terem espaço em uma relação adulta e madura, eles são seu pior inimigo e estão sempre ameaçando invadir o desejado ambiente do amor e do altruísmo com sua carga de egoísmo e intolerância. Manter reprimidos, e sob estrito controle, o egoísmo, o ciúme e a possessividade é fundamental para a sobrevivência e o crescimento de qualquer relação de amor.