Frente às incertezas da vida, modificar-se, é um grande passo

por Thaís Petroff

Muitas pessoas procuram psicoterapia com o intuito de serem mais equilibradas. Trazem queixas de que não sabem lidar com determinadas situações, que acabam ficando muito ansiosas ou controladoras, ou ainda que explodem ou irrompem em lágrimas.

Continua após publicidade

Todas essas são respostas comportamentais sobre como se sentem nesses contextos e, portanto, consequências de como elas percebem esses momentos.

SUBESTIMAR/SUPERESTIMAR: diante de uma situação difícil, é preciso dosar o quanto se pode agir

Todos nós passamos com alguma frequência por situações difíceis, estressantes ou ainda com resultados incertos mas, nem por isso, precisamos necessariamente ter comportamentos extremos; tudo dependerá de como nos colocamos diante dessa situações. Precisamos dosar o quanto podemos ou não agir diante de cada contexto, nem superestimando a nós mesmos e nem subestimando.

É fácil ver o sofrimento que há quando queremos controlar demais as coisas, buscando determinar como os outros se comportarão, desejando prever os resultados futuros, demonstrando uma grande dificuldade em lidar com a incerteza.

Continua após publicidade

Incerteza sempre haverá e aí faz parte conseguirmos nos manter centrados, equilibrados e aceitarmos que ela esteja presente em algum aspecto de nossa vida. Assim em diversas vezes não poderemos fazer nada ou muito pouco para garantir resultados. Desse modo, aceitar nossos limites e não querer controlar o incontrolável (ansiando predizer respostas) é um grande treino adaptativo para manter-se mais sereno.

Por outro lado, não podemos também nos isentar de nossas responsabilidades e, consequentemente, do poder que temos nas mãos diante de inúmeras situações em que podemos mudar ou construir desfechos.

Ponto de equilíbrio saudável

Continua após publicidade

Se acreditarmos que não podemos fazer nada e, que a decisão é sempre dos outros ou que as situações terão com certeza esse ou aquele final, então ficamos totalmente ausentes da capacidade de transformação e de atuação sobre o mundo. Precisamos nos empoderar, tomando as rédeas de nossas vidas em nossas mãos e percebendo o que podemos fazer diante de cada situação que nos apresenta, já que no mínimo, poderemos pelo menos trabalhar em modificar nossa maneira de enxergar os eventos; o que já fará bastante diferença para nós.

Para ter mais tranquilidade nas emoções

Dessa maneira o segredo para termos mais tranquilidade e equilíbrio nas emoções e, principalmente na maneira como lidamos com elas e as externalizamos, é não ir para os extremos no sentido de superestimarmos nosso poder de controle sobre as outras pessoas e situações, aprendendo a lidar com as incertezas; bem como também não nos enfraquecermos diante dos eventos nos quais nossas atitudes podem influenciar e até determinar os resultados. Sendo assim, equilíbrio gera equilíbrio.