Surgiu um grande desafio em sua carreira? A saída é acreditar em você

por Roberto Shinyashiki

Quando contrato um gerente para minhas empresas, pergunto antes sobre qual foi a pior dificuldade que a pessoa enfrentou em sua carreira.

Continua após publicidade

Quem responde com um problema pequeno não continua no processo de seleção. Eu quero trabalhar com pessoas que não fogem na hora da dificuldade.

Há cerca de uma década atrás, um jogador reclamou da pressão que era jogar no Sport Club Corinthians Paulista. Os jornalistas foram falar com o Wanderley Luxemburgo, o treinador na época, para saber o que ele achava disso. Ele respondeu: “Diga a ele que se estiver cansado dos problemas daqui, pode ir jogar em um time da segunda divisão”.

Vou repetir para ficar muito claro:

Problemas maiores = ascensão.

Continua após publicidade

Problemas menores = decadência.

O mundo dos esportes tem excelentes exemplos de que enfrentar problemas é uma oportunidade para mostrar a força da sua alma.

Nessa mesma época, na final do torneio Rio-São Paulo, no final do jogo, o São Paulo estava perdendo, e o técnico pôs em campo o reserva do time amador. E o garoto jogou muita bola. Deu um show. Marcou dois gols, resolveu a situação do time e ganhou muito prestígio. O nome dele? Kaká.

Continua após publicidade

Alguns meses depois, ele foi convocado para a Seleção Brasileira e foi campeão do mundo em 2002. O restante você conhece: uma história de sucesso construída em cima da capacidade de resolver problemas do treinador e do time.

Se Kaká tivesse vacilado e pensado que não era capaz de jogar bem, por estar entre profissionais, talvez nunca se tornasse o astro que é hoje. O time dos juniores era mais tranquilo, mas ele estava disposto a enfrentar problemas maiores.

Acredite em você quando as dificuldades aparecerem na sua carreira. Não tenha medo de enfrentá-las. Vá com tudo para cima delas!