Dieta rica em fibras melhora as funções intestinais e promove bem-estar

Da Redação

Uma alimentação balanceada, com a presença de alimentos ricos em fibras, tem papel fundamental quando o assunto é intestino preso, tanto para ajudar na melhora do problema quanto para prevenir o quadro.

Continua após publicidade

O consumo de fibras também auxilia na proteção do organismo contra algumas doenças crônicas como o câncer e doenças cardiovasculares.

Nesta entrevista o especialista em gastrocirurgia Dr. Vladimir Schraibman (CRM-SP 97304), apresenta informações sobre a influência de uma alimentação rica em fibras para o bom funcionamento do aparelho gastrointestinal e demais funções vitais. Confira!

1. Por que é importante adicionarmos fibras a nossa dieta?

Resposta: O consumo de fibra alimentar associado a uma dieta balanceada, rica em carboidratos e pobre em gorduras, é importante para promover a saúde e diminuir o risco de doenças crônicas. A fibra alimentar é considerada um alimento funcional. Ou seja, além de fornecer nutrientes, desempenha funções fisiológicas no trato gastrointestinal, como diminuição nos níveis de colesterol, redução dos níveis de insulina e glicose no sangue, além de atuar na fermentação da flora bacteriana no intestino grosso e contribuir para uma evacuação normal.

Continua após publicidade

2. A dieta rica em fibras vale para todas as fases da vida? Crianças devem ingerir fibras?

Resposta: O benefício das fibras alimentares vale para todas as fases da vida e devem sempre estar presentes na dieta. As crianças também devem ingerir fibras. Segundo as recomendações da American Health Foundation, crianças e adolescentes, de 3 a 20 anos, devem ingeriri fibras alimentares. A quantidade correspondente à idade, é acrescida de 5 a 10 gramas. Por exemplo, uma criança de 10 anos, deve ingerir de 15 a 20 gramas de fibras diariamente.

3. Quais alimentos são ricos em fibras? E quanto devemos consumir diariamente?

Continua após publicidade

Resposta: As fibras alimentares podem ser encontradas em grãos (aveia, cevada, centeio), frutas (maçã, laranja, limão), tubérculos (batata, beterraba), sementes de plantas e hortaliças em geral. A recomendação de consumo para um adulto pela Organização Mundial da Saúde é de 27 a 40 gramas de fibras alimentares por dia.

4. Os benefícios trazidos pela ingestão regular das fibras são os mesmos para o organismo feminino e masculino?

Resposta: As fibras trazem benefícios para homens e mulheres. É aconselhável alimentar-se com fibras alimentares pelo menos nas quantidades mínimas sugeridas pelos órgãos de saúde. Porém, não é isso que se observa. A maioria das pessoas apresenta uma ingestão de fibras alimentares aquém do desejado, fato que traz sérias consequências à saúde. É bem conhecido a grande incidência de prisão de ventre, em especial nas mulheres, o que esta associado à baixa ingestão de fibras, conforme mostram estudos baseados em dados populacionais.

5. Qual o papel da fibra na digestão? É verdade que ela regula o intestino?

Resposta: Como já foi dito, além de fornecer nutrientes, as fibras desempenham diversos papéis no trato digestivo. As fibras servem de matéria-prima para a fermentação realizada pelas bactérias da flora intestinal, que produzem vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo. Também regulam o hábito intestinal, por meio do aumento do bolo fecal, graças à sua capacidade de reter água, associada à fermentação pela flora bacteriana.

6. Por que a ingestão de fibras deve ser acompanhada de líquidos?

Resposta: As fibras chamadas solúveis encontradas na maçã, alho, cebola, folhas verdes, entre outros alimentos, desempenham seu papel no intestino, por meio da absorção de água e dessa maneira participam da fermentação de bactérias, absorção de gorduras e aceleração do hábito intestinal. Com pouca oferta de líquidos, as fibras alimentares, principalmente, as fibras solúveis, tornam-se ineficientes. Recomenda-se a ingestão de pelo menos dois litros de água e sucos todo dia.

7. Há pessoas que não devem consumir fibras?

Resposta: Em alguns casos especiais, como em quadros de infecções agudas do trato gastrointestinal, quando o paciente apresenta diarreia e/ou vômitos, recomenda-se que os alimentos ricos em fibras sejam evitados temporariamente, pois podem levar a uma piora da inflamação das mucosas intestinais. Em algumas doenças, como na doença celíaca, o paciente deve evitar alimentos derivados de trigo, aveia, cevada e centeio, que são importantes fontes de fibras. Porém, outras fontes, como frutas e folhas, podem e devem ser usadas para substituir.

8. Por que se diz que a ingestão de fibras ajuda na perda de peso? Isso é verdade ou mito?

Resposta: As fibras alimentares podem ajudar bastante em uma dieta para perda de peso. Além de ser um alimento de baixa caloria, as fibras fazem com que o estômago demore mais tempo para esvaziar entre as refeições, causando uma sensação de saciedade precoce e, consequentemente, diminuindo o apetite. Também no intestino, as fibras ligam-se aos sais biliares e dessa maneira reduzem a absorção de gorduras.

9. Até que ponto é necessária a ingestão suplementar de fibras, como a de maracujá, maçã, banana verde ou berinjela?

Resposta: Apesar das recomendações e orientações dos mais variados órgãos de Saúde Pública, muitas vezes acabamos por ingerir menos fibras do que o necessário, e mesmo aquelas pessoas com hábitos alimentares mais saudáveis, algumas vezes comem algo menos adequado, como fast food. Para compensar essa tendência de suprimir a quantidade de fibras em nossa dieta, um bom conselho é realizar uma ingestão suplementar de alimentos que contenham fibras. Mas lembre-se: nada de exageros. Afinal, qualquer tipo de alimento, se ingerido em grande quantidade, pode fazer mal à saúde.

10. Existe como substituir a fibra encontrada nos alimentos?

Resposta: Na indústria estão disponíveis vários suplementos e laxantes à base de fibras, que podem substituir a ingestão in natura nas quantidades recomendadas. Porém, o ideal é sempre que possível obter as fibras dos alimentos naturais. Existem diversos tipos de fibras alimentares solúveis e insolúveis presentes nas mais variadas formas de alimento e cada uma com benefícios diferentes.