Ele não acredita quando digo: ‘eu te amo’

por Eduardo Yabusaki

Em princípio isso não representa um problema para interação entre as partes. Porém, é importante que se avalie o que possa estar por trás dessa reação ou comportamento. Se é uma dificuldade pessoal em confiar e acreditar nas pessoas, ou se é algo criado no relacionamento, em que circunstâncias podem ter levado à falta de segurança e confiança entre ambos.

Continua após publicidade

Pode ser ainda que esbarre em características individuais e isso dificulte o recebimento de elogios ou do simples manifestar de "eu te amo" por parte do par. Mas aí talvez seja porque ela é tímida ou mesmo acanhada e não fique tão fique confortável com tais declarações. No entanto, essas dificuldades precisam ser superadas para que não interfiram na boa convivência do casal.

Não dá para ficar bem num relacionamento em que só se fale, ou só ouça o "eu te amo", além de falar e ouvir, é importante que, na convivência e interação entre ambos, essa manifestação se confirme no dia a dia, com comportamentos de estima, respeito, carinho, atenção, zelo, desejo … O somatório dessas atitudes naturalmente se traduz em AMOR cultivado no dia a dia.

Por vezes, pessoas que não tiverem em seu desenvolvimento e aprendizado o hábito de expressar sentimentos podem sofrer dificuldade no acolhimento de um "eu te amo". Assim fica mais difícil falar ou ainda reconhecer e identificar sentimentos.

Vale lembrar que quando falamos de AMOR, falamos do sentimento mais complexo do ser humano, uma vez que sua interpretação é muito pessoal e abstrata. Portanto, podemos estar falando de manifestações diferentes, mas do mesmo sentimento.

Continua após publicidade

Antes de reagir com dificuldade ao 'eu te amo', reflita:

1. Avalie se o não "querer" ouvir do parceiro, possa estar associado a alguma característica individual como timidez ou mesmo com sua autoestima, por não se achar merecedor. Nessa situação procure reforçar os valores dele e mostrar que é sim merecedor.

2. Verifique se o seu par não está associando ao fato de ter falado o "eu te amo" considerar que a sua fala seja forçada ou por obrigação em resposta à dele. Aqui, procure se manifestar em situações que se sinta amada por atitudes e comportamentos manifestados por ele.

Continua após publicidade

3. Avalie se essa sua dificuldade não é fruto da convivência entre vocês. Um exemplo disso é se falaram de AMOR de uma forma brincalhona ou mesmo num momento de discussão. Se isso aconteceu, tenha atenção para se desvincular disso e voltar a associar a momentos e situações agradáveis e prazerosas.

4. Agora se perceber que há uma falta de credibilidade e confiança entre ambos, cuidado, sinal de alerta, isso não pode continuar. Afinal, confiança é um alicerce fundamental para qualquer relacionamento. Portanto, algo tem que ser feito: uma conversa séria ou mesmo uma ajuda externa, como de um psicólogo.

Amar é tão bom quanto ser amado. Assim, falar e ouvir nunca é demais, desde que seja verdadeiro, oportuno e espontâneo.

Ame e deixe-se levar pelo momento e jamais deixe de se manifestar.