Você é quem dá a dimensão do problema; saiba por quê

por Roberto Shinyashiki

Certa vez, perguntei para o Ramesh, um de meus mestres na Índia:

Continua após publicidade

– Porque existem pessoas que saem facilmente dos problemas mais complicados, enquanto outras sofrem por problemas muito pequenos, morrem afogados num copo de água?

Ele simplesmente sorriu e me contou uma história.

Era um sujeito que viveu amorosamente toda a sua vida. Quando morreu, todo mundo lhe falou para ir ao céu, um homem tão bondoso quanto ele somente poderia ir para o Paraíso. Ir para o céu não era tão importante para aquele homem, mas mesmo assim ele foi até lá.

Naquela época, o céu não havia ainda passado por um programa de qualidade total. A recepção não funcionava muito bem. A moça que o recebeu deu uma olhada rápida nas fichas em cima do balcão e, como não viu o nome dele na lista, lhe orientou para ir ao Inferno.

Continua após publicidade

E o Inferno você sabe como é. Ninguém exige crachá nem convite, qualquer um que chega é convidado a entrar. O sujeito entrou lá e foi ficando. Alguns dias depois, Lúcifer chegou furioso às portas do Paraíso para tomar satisfações com São Pedro:

– Você é um canalha. Nunca imaginei que fosse capaz de um baixaria como essa. Isso que você está fazendo é puro terrorismo!

Sem saber o motivo de tanta raiva, São Pedro perguntou, surpreso, do que se tratava. O demônio, transtornado, desabafou:

Continua após publicidade

– Você mandou aquele sujeito para o Inferno e ele está fazendo a maior bagunça por lá. Ele chegou escutando as pessoas, olhando-as nos olhos, conversando com elas. Agora está todo mundo dialogando, se abraçando, se beijando. O inferno está insuportável, parece um Paraíso!

E fez um apelo:

– Pedro, por favor, pegue aquele sujeito e traga-o para cá!

Quando Ramesh terminou de contar essa história olhou-me carinhosamente e disse:

– Roberto, viva com tanto amor no coração que se, por engano, você for parar no Inferno o próprio demônio lhe traga de volta ao Paraíso.

Problemas fazem parte de nossa vida, porém não deixe que eles o transformem numa pessoa amargurada. Muitas vezes, a vida nos prega peças terríveis e nos obriga a procurar significados para as tragédias. A pessoa especial aparece quando se mostra mais forte e superior que as adversidades impostas pelo destino.

As dificuldades e provações vão estar sempre se sucedendo e, às vezes, você não terá escolha. Sua vida está sensacional e de repente você pode descobrir que sua mãe está com câncer; que a política econômica do governo mudou, e que infinitas possibilidades de encrencas aparecem.

Você pode não escolher as crises, mas pode escolher a maneira como enfrentá-las. E, no final, quando os problemas forem resolvidos, mais do que sentir orgulho por ter encontrado as soluções, você terá orgulho de si mesmo.