Saiba o que a mulher empregada deve fazer diante da crise

por Eliana Bussinger

Alguns dos conselhos valem para todas, por isso nem sempre foram repetidos. Já outros são mais específicos, conforme a atividade da mulher.

Continua após publicidade

O que a mulher empregada deve fazer

1) Conheça tudo sobre a empresa para a qual você trabalha. Verifique se ela estará muito vulnerável para os momentos que se seguirão, mas não se deixe alarmar por notícias falsas. A razão disso é: sentir se haverá alguma possibilidade de ser demitida. É sempre melhor procurar um novo emprego quando ainda estamos empregados.

2) As possibilidades de aumentos salariais se reduzem com uma crise. Se você estava contando com isso, reveja seus planos.

3) O mesmo vale para promessas de promoção. Elas podem não mais ocorrer. Portanto, cuidado para não gastar por conta de algo que ainda não aconteceu. Não conte com os ovos antes deles serem botados.

Continua após publicidade

4) Aproveite o pagamento do 13º que está próximo (algumas empresas pagam em novembro) e quite dívidas (especialmente as do cartão de crédito, das financeiras e do cheque especial que são as mais caras).

5) Fique longe de novas dívidas. Especialmente as de prazo muito longo. Os juros estão ainda mais altos. Você não deve comprometer sua renda futura, já que não há clareza sobre o que vem pela frente. O que devemos compreender é que não devemos nos endividar a juros altos (muito altos então, fora de cogitação) e não devemos nos endividar para comprar bobagens. Simples assim.

6) Refaça seus planos de festa de fim de ano e de viagens, especialmente se eles incluem produtos importados na mesa ou viagens ao exterior. O dólar e o euro estão muito mais caros. Se você não quer adiar uma viagem, cuidado com os gastos com cartão de crédito, para evitar surpresas na hora de pagar a fatura.

Continua após publicidade

7) Chame a família inteira para uma conversa. Relembre a época do apagão de energia. Agora estamos em épocas de outro apagão – principalmente de crédito. Converse com todos e explique que esses são novos tempos – que aliás fazem parte do ciclo da vida. E por ser cíclico terá fim, mas ninguém sabe quando será.

8) Analise cuidadosamente seu orçamento. Corte onde for possível cortar. Lembre-se que as prévias mostram aumento da inflação e queda do crescimento econômico.

9) Se você não tem, faça uma reserva emergencial. Devemos estar prevenidos para a eventualidade das coisas piorarem.

10) Evite brigas dentro de casa. Além dos riscos de demissão, é comum que em épocas de crise aumente o número dos divórcios.