Quantas maneiras existem de ganhar dinheiro?

por Eliana Bussinger

Eu quero que você pense em uma resposta que me diga de onde vem o SEU dinheiro, o dinheiro que você usa no dia-a-dia, para pagar suas contas ou o dinheiro de longo prazo que você usa para fazer seus investimentos. É muito importante saber a origem do seu dinheiro.

Continua após publicidade

Sabendo de onde o dinheiro pode vir, você também começa a perceber de onde vem o dinheiro das outras pessoas e se elas estiverem bem financeiramente, pode-se extrair algumas lições e ir atrás da própria independência financeira seguindo alguns exemplos.

Em muitos livros de finanças não é difícil encontrarmos um capítulo que fale sobre isso. Ou seja, ‘de onde vem o dinheiro’ que compõe o fluxo de caixa das pessoas, aquilo que é a receita de um orçamento.

Só há duas maneiras de fazer dinheiro (legalmente, óbvio).

1º) Você trabalha por dinheiro

Continua após publicidade

2º) O dinheiro trabalha para você

O dinheiro trabalha para você de duas maneiras:

1º) Alguém usa seu dinheiro e paga ‘um salário’ por esse uso tais como: juros, dividendos, aluguéis

Continua após publicidade

2º) Você compra algo e quando vai vender alguém paga ainda mais por aquilo

Certa vez numa palestra me atrevi a perguntar para a platéia (exclusivamente feminina), se elas sabiam quais eram as duas únicas maneiras – legais – de se fazer dinheiro.

As primeiras respostas, um tanto afoitas, vieram aos gritinhos: ‘ganhar na loteria’ conjuntamente com o ‘casar com um homem rico’.

Ganhar na loteria é mais difícil do que um raio cair na sua cabeça. A chance de ganhar na loteria é uma em muitos e muitos milhões. E a chance de um raio cair na sua cabeça é de apenas uma em 800 mil.
 
Aliás, o ator Jim Caviezel, na gravação do Jesus Cristo de Mel Gibson, foi atingido duas vezes por um raio. Se ele tivesse jogado na loteria, é bem provável que não tivesse conseguido ganhar uma única vez.

Quanto aos homens ricos…bem, esses são muito, muito raros. E já que não passam de uma pequeníssima parcela da população, não tem para todo mundo”.

Claro que teve aquela que retrucou: “Não estou achando nem homem pobre, quanto mais rico”.

Hilário! Todo mundo caiu na gargalhada! De qualquer forma fico muito preocupada quando as mulheres agem dessa forma: esperando segurança financeira cair do céu ou sonhando com a possibilidade dessa segurança ser garantida por outra pessoa.

Um tempo depois resolvi testar a pergunta em platéias mistas e também obtive ‘ganhar na loteria’ como resposta por parte dos homens. Alguns poucos, mais contidos, sussurraram um ‘casar com uma mulher rica’, porém, sem grande convicção ou talvez com vergonha de admitir tais pensamentos.

Como essas respostas são recorrentes, eu mesma comecei a achar que talvez haja outras formas de fazer dinheiro, que fuja um pouco das duas maneiras clássicas que estão nos manuais de finanças.

Mas afinal, existem mais de duas maneiras ou não?

No livro The Couple´s Guide to Love & Money (sem tradução para o português), o psicólogo Jonathan Rich me deu uma outra dica interessante também.

Para ele o dinheiro origina-se de três fontes: trabalho, risco e AMOR.

Isso mesmo! O dinheiro também pode ter sido originado no amor. No amor de um pai que paga mesadas ou de uma mãe que se preocupa em deixar herança, ou um amigo que faz uma doação. E sim, claro, também o dinheiro pode se originar no casamento, como querem algumas pessoas.

Não vejo nenhum problema em examinarmos essa questão sob os três prismas do doutor Jonathan, desde que mantenhamos a racionalidade de compreendermos que o dinheiro originado no AMOR, foi provavelmente resultado do trabalho de alguém, que depois resolveu doar ou emprestar seu dinheiro.

O mesmo vale para as políticas compensatórias do tipo vale-gás, vale-leite e outros. O dinheiro para tal não aparece por mágica e nem é do governo. Esse dinheiro é proveniente de impostos que foram pagos por pessoas que trabalharam antes de pagar esses impostos. Vamos acabar com essa idéia de achar que aquilo que é público não é de ninguém, e vamos passar a pensar que o público é de todos nós.

E então, de onde vem o seu dinheiro?

Pense nisso e faça a sua lista.

Se o seu dinheiro vier unicamente de salários, não se desanime, afinal é do salário que a maioria dos brasileiros extrai sua única receita.

Mas muitos outros já estão compreendendo que o dinheiro pode trabalhar por nós, também. Especialmente quando ficamos impedidos de trabalhar por ele, na velhice ou na doença.

O conhecimento do mercado financeiro é a chave para fazer o dinheiro ‘trabalhar’ para você. São muitos os instrumentos financeiros hoje à disposição das pessoas. Instrumentos que rendem juros, dividendos, renda de aluguéis ou que se valorizam. Procure conhecê-los e aprenda como utilizar o trabalho do seu ‘dinheiro’ a seu favor. Essa é a forma de ganhar dinheiro que o psicólogo chama de risco.

Para mim sempre há risco. Trabalhar por dinheiro também é arriscado. Neste exato momento, pode ter algum maluco em algum lugar do mundo, pensando em algo que pode substituir você no seu trabalho. Ou o seu empregador pode estar pensando em se transferir para Xangai, onde a mão de obra é mais barata. E não vai levar você.

Assim, é sempre bom ter dinheiro investido, trabalhando para você, inclusive como garantia em tempos mais difíceis.